Paulo Paim registra celebração do Dia Mundial do Autismo



O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou a passagem, nesta  quarta-feira (2), do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Paim informou que, de cada 50 pessoas, uma sofre de autismo. No Brasil, são mais de dois milhões de pessoas com o diagnóstico.

O autismo, informou o senador, afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. Foi descrito pela primeira vez em 1943, mas somente em 1993 foi aceito de forma oficial pela comunidade médica.

Paulo Paim registrou que, pela manhã, a Comissão de Direitos Humanos realizou uma audiência pública com representantes de entidades de defesa dos direitos dos autistas. Eles reclamaram da falta de políticas públicas e pediram melhorias nos Centros de Assistência Psicossocial que atendem autistas.

O senador disse que, por meio de um requerimento de sua autoria, o prédio do Congresso Nacional estará iluminado esta noite com a cor azul para lembrar o Dia de Conscientização do Autismo. Ele ressaltou que a data é importante para que os autistas sejam lembrados, mas apontou que é preciso avançar ainda mais.

- O dia 2 de abril faz com que nós lembremos dos autistas.Mas isso não é o bastante. Os autistas precisam mais do que isso. Precisam ser incluídos. E afinal, por onde começa a inclusão? Começa, sem dúvida, pelo acesso à educação - afirmou o senador.



02/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim lembra Dia Mundial pela Conscientização do Autismo

Paim registra resultado do 1º Congresso Mundial de Aposentados

CDH realiza audiência pelo Dia Mundial do Autismo

Jogador Romário participará no Senado da celebração do Dia Mundial da Síndrome de Down

Wellington Dias comemora Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Paulo Paim saúda Jornada Mundial da Juventude