Jonas Pinheiro diz que é preciso adequar o PAC ao agronegócio



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) declarou, ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (15), que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) precisa ser adaptado para contemplar o agronegócio. Segundo o parlamentar, não foram consideradas nesse programa as demandas próprias do setor de agropecuária.

- O PAC não apresentou nenhuma medida específica que diga respeito ao agronegócio - afirmou ele, acrescentando que os itens previstos no pacote "atingirão o setor apenas indiretamente, por meio dos investimentos em infra-estrutura".

O senador sugeriu uma série de medidas para que o PAC beneficie a agropecuária. Entre essas propostas estão o aumento da abrangência do seguro rural, com ênfase na criação de um "fundo de catástrofe"; o aumento de recursos para a defesa sanitária agropecuária, com destaque para a chamada rastreabilidade animal; a implementação de uma política de fomento a cooperativas e associações de produtores; e a desoneração fiscal de todas as cadeias produtivas do setor. Além disso, ele propôs a criação de uma comissão especial no Senado para analisar o PAC.

Em aparte ao discurso de Jonas Pinheiro, a senadora Kátia Abreu (PFL-TO) disse que esse programa privilegia os investimentos em rodovias, mas prevê poucos recursos para obras com hidrovias - as quais, segundo ela, podem baratear o custo de produção não apenas do agronegócio, mas também de outros setores. A parlamentar criticou ainda a gestão do Porto de Paranaguá, no Paraná, que estaria prejudicando o setor.

15/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro quer medidas para preservar o agronegócio

Jonas Pinheiro diz que Senado "salva outra vez" o agronegócio brasileiro

Jonas Pinheiro pede mais recursos para agronegócio e agricultura familiar

Para João Ribeiro, Jonas Pinheiro vai fazer falta em debates sobre o agronegócio

Suplente de Jonas, Goellner deve manter defesa do agronegócio

Delcídio diz que morte de Jonas representa uma perda para o agronegócio