Jonas Pinheiro quer medidas para preservar o agronegócio



Ao destacar que o agronegócio vem sendo responsável por sucessivos superávits na balança comercial, pelo controle da inflação e pela diminuição do desemprego, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) alertou para o período de turbulência que a atividade começa a passar. Por esse motivo, ele cobrou nesta segunda-feira (29) prioridade especial para o agronegócio, sob pena de todo o esforço construído nos últimos anos para a modernização do setor ter sido em vão.

- Um agravamento dessa crise do agronegócio brasileiro afetará, de maneira desastrosa, não somente a economia nacional e o nível de emprego, mas também as finanças públicas, devido à conseqüente redução da arrecadação. Alguns estados sofrerão ainda mais que outros os efeitos dessa crise, dada a dependência de sua arrecadação do agronegócio, e isso, certamente, como um efeito dominó, afetará toda a sociedade como um todo - afirmou Jonas Pinheiro.

Segundo o senador pelo Mato Grosso, três são os fatores que estão preocupando os empresários do campo. O primeiro deles é a diminuição da cotação dos produtos agrícolas no mercado internacional. O segundo é a elevação dos custos de produção, sobretudo em decorrência do aumento dos preços dos insumos agropecuários como os fertilizantes e defensivos. O último fator é a queda do dólar e a conseqüente valorização do real.

Jonas Pinheiro informou que no dia 11 de novembro a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou em Cuiabá (MT) uma reunião para estabelecer o debate entre produtores e lideranças rurais de todo o país, além de representantes do poder público. Ao final do encontro, foi elaborada uma pauta de reivindicações encaminhada ao governo federal.

Entre os itens defendidos pelos produtores estão a aprovação da nova Lei de Biossegurança e da lei dos agrotóxicos genéricos, a recuperação imediata da malha viária federal, a liberação de recursos para comercialização, a prorrogação dos prazos de financiamentos rurais, a renegociação de dívidas dos agricultores com o Tesouro Nacional e a realização de negociações com os empresários de agroquímicos e fertilizantes e de máquinas e fertilizantes, com o objetivo de baratear esses produtos.



29/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro pede mais recursos para agronegócio e agricultura familiar

Para João Ribeiro, Jonas Pinheiro vai fazer falta em debates sobre o agronegócio

Jonas Pinheiro diz que é preciso adequar o PAC ao agronegócio

Jonas Pinheiro diz que Senado "salva outra vez" o agronegócio brasileiro

JONAS PINHEIRO PEDE MEDIDAS PARA REABILITAÇÃO DO PROÁLCOOL

Jonas Pinheiro volta a reivindicar medidas federais para agropecuária