Jonas Pinheiro homenageia Roberto Campos



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) homenageou nesta quinta-feira (dia 11) o economista Roberto Campos, falecido estas semana. Pinheiro afirmou que Campos, morto de enfarte aos 84 anos, foi um brasileiro notável e o Senado deve prestar homenagem ao trabalho, à obra e à vida do ex-ministro e ex-senador, que exerceu diversos cargos públicos.

Pinheiro informou que Campos nasceu em 17 de abril de 1917, em Mato Grosso. Ex-seminarista, formação que lhe garantiu disciplina e raciocínio lógico, foi embaixador, participou da criação do Fundo Monetário Internacional, da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Foi duas vezes senador, a primeira em 1982, por Mato Grosso, e a segunda em 1990, pelo Rio de Janeiro.

Jonas Pinheiro contou que sua própria vida política começou na mesma época que a de Campos, uma vez que foram candidatos em Mato Grosso em parceria, Jonas eleito deputado, Roberto Campos senador e Júlio Campos governador do estado numa mesma chapa. "Roberto Campos era naturalmente um imortal, curioso, estudioso, irônico e mordaz", afirmou, lembrando a eleição do economista para a Academia Brasileira de Letras.

11/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro defende permanência de Roberto Rodrigues na Agricultura

Jonas Pinheiro homenageia presidente da BM&F

JONAS PINHEIRO HOMENAGEIA RONDON

Jayme Campos presta homenagem a Jonas Pinheiro

Em sessão especial, Senado homenageia Jonas Pinheiro

Lúcia Vânia homenageia memória de Jonas Pinheiro