JONAS PINHEIRO HOMENAGEIA RONDON
Lembrando que o dia 5 de maio, data do nascimento do marechal Cândido Rondon, é também o Dia Nacional das Telecomunicações, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) homenageou hoje (dia 5) essa figura histórica, dizendo que seu pensamento e obra se confundem com a própria doutrina militar brasileira.
Jonas Pinheiro mencionou o discurso com que o deputado Arolde de Oliveira homenageou Rondon na sessão solene realizada hoje de manhã pela Câmara, solidarizou-se com o deputado Murilo Domingos, que propôs essa homenagem, e enalteceu a presença da prefeita Maria da Glória Garcia, de Santo Antonio de Leverger (MT), cidade do homenageado, na solenidade.
Disse que Rondon diplomou-se oficial do Exército na Escola Militar da Praia Vermelha, em 1889, dando início a uma brilhante carreira militar, até o posto de general de divisão, quando se retirou da ativa. Informou que Rondon foi intelectualmente estimulado por Benjamin Constant, de quem adotou a doutrina positivista que o acompanhou pelo resto da vida.
Conforme Jonas Pinheiro, Cândido Rondon não hesitou em largar o ensino e os estudos para dedicar-se ao trabalho de construção e manutenção de estações telegráficas entre Cuiabá e o Norte do país, e entre o Paraguai e a Bolívia. Lembrou que, em 1912, Rondon acompanhou Theodore Roosevelt em expedição pelo Centro-Oeste e pela Amazônia, e registrou os elogios feitos pelo ex-presidente americano a esse "caboclo mato-grossense".
O senador lastimou a atual ocupação desordenada da Amazônia, dizendo que Rondon não gostaria de vê-la sucumbir à destruição das queimadas, à poluição dos seus rios, à extinção de suas espécies e ao extermínio das nações indígenas.
05/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
JONAS PINHEIRO HOMENAGEIA MARECHAL CÂNDIDO RONDON
Jonas Pinheiro homenageia presidente da BM&F
Jonas Pinheiro homenageia Roberto Campos
Em sessão especial, Senado homenageia Jonas Pinheiro
Lúcia Vânia homenageia memória de Jonas Pinheiro
Líder do PSDB homenageia memória de Jonas Pinheiro