Jonas Pinheiro defende permanência de Roberto Rodrigues na Agricultura



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (22), a permanência do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de não pertencer à base de apoio do governo, Jonas Pinheiro se disse preocupado com o país e com o sucesso da agricultura. Para ele, o agronegócio corre riscos diante de uma possível saída de Roberto Rodrigues, após a divulgação, pela imprensa, de que ele teria xingado o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, depois de esperar por mais de seis meses para ser recebido pelo colega de ministério.

Segundo Jonas Pinheiro, o setor do agronegócio tem confiança na competência de Roberto Rodrigues.

- Não sou de uma oposição que diz "quanto pior melhor". Penso no país. A presença do ministro Roberto Rodrigues é importante por ele ser conhecedor da área. É um eminente técnico, que fundou as cooperativas agrícolas no Brasil. Roberto Rodrigues tem forte sustentação na área do agronegócio - afirmou, lembrando que o ministro da Agricultura foi também presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Associação Cooperativa Internacional, que tem mais de um bilhão de associados.

Apresentando-se como representante do setor agropecuário, Jonas Pinheiro disse que a escolha de Roberto Rodrigues para o ministério foi uma decisão inteligente do presidente Lula, assim como foram acertadas, a seu ver, as indicações de Luís Fernando Furlan para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a de Celso Amorim, para as Relações Exteriores, e a de Henrique Meirelles para o Banco Central.

- Se o ministro Roberto Rodrigues chegou a ponto de discutir e ficar zangado com o ministro Mantega é porque precisa ser ouvido. Seu ministério precisa de mais recursos. O problema sanitário no mundo é grave, e com essa greve dos fiscais sanitários federais o Brasil pode deixar de manter seu compromisso de exportação. No ano passado o país decresceu 0,2% e, se não fosse o agronegócio, iria decrescer muito mais - disse.

Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) elogiou o discurso de Jonas Pinheiro e pediu comando ao governo.

- Se é verdade o que saiu no jornal, que Roberto Rodrigues proferiu palavrão contra o ministro do Planejamento, é porque não agüenta mais - afirmou. Já o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse que o discurso de Jonas Pinheiro é "apartidário" e também criticou o ministro do Planejamento. "Mantega conseguiu derreter a paciência de Roberto Rodrigues", disse.



22/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro homenageia Roberto Campos

Motta elogia atuação do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues

Jonas Pinheiro: agricultura deve ter racionamento diferenciado

Jonas Pinheiro diz que Lula foi avisado dos problemas da agricultura

Morre Jonas Pinheiro, que dedicou seu mandato à defesa da agricultura

JONAS PINHEIRO: GOVERNO DO MT ESTÁ INVIABILIZANDO AGRICULTURA DO ESTADO