JONAS PINHEIRO PEDE MEDIDAS PARA REABILITAÇÃO DO PROÁLCOOL
O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) fez um apelo hoje (19) ao governo federal para que implemente medidas a fim de impedir o aprofundamento da crise no setor sucroalcooleiro.
- Tenho confiança de que a retomada das negociações entre o governo e representantes do setor criará as condições essenciais para a autogestão do setor e definirá regras estáveis e duradouras para a reabilitação do Proálcool -ressaltou.
Para Jonas Pinheiro, o argumento de que o preço final do álcool combustível é pouco competitivo em relação aos derivados do petróleo não leva em conta diferenciações profundas que impossibilitam esse tipo de comparação simplista.
- O Proálcool extrapolou sua própria dimensão e deixou de ser apenas uma alternativa para assegurar o fornecimento de combustíveis estratégicos para o Brasil. O Proálcool integrou, num contexto mais amplo, a questão ambiental e a questão econômico-social vinculada ao emprego - avaliou o senador.
O setor sucroalcooleiro emprega, no interior do país, segundo dados de Jonas Pinheiro, cerca de 1,3 milhão de pessoas, envolvendo perto de 60 mil fornecedores e 350 unidades industriais.
- A eventual eliminação de empregos nesse setor provocará uma situação de convulsão nas regiões produtoras - previu o senador.
19/06/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
JONAS PINHEIRO FAZ DEFESA DO PROÁLCOOL
Jonas Pinheiro quer medidas para preservar o agronegócio
Jonas Pinheiro volta a reivindicar medidas federais para agropecuária
JONAS PINHEIRO COMENTA MEDIDAS AGRÍCOLAS
JONAS PINHEIRO ANUNCIA MUDANÇAS EM MEDIDAS CONTRA DESMATAMENTO
JONAS PINHEIRO PEDE LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA ASSENTAMENTOS