Jonas Pinheiro quer concessão de subsídios fiscais a empresários no Centro-Oeste
Na qualidade de presidente da Frente Parlamentar do Centro-Oeste, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) protestou nesta segunda-feira (1º) contra a posição assumida pelo ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, de não conceder subsídios fiscais federais à região, sob a alegação de que ela tem economia dinâmica e não possui bolsões de pobreza.
Segundo Jonas Pinheiro, sem subsídios fiscais, de nada serviria a criação de um fundo de desenvolvimento ligado à Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, proposta que está em fase de estudos. Sem o fundo, conforme o senador, a agência será um mero órgão público apto a gerar planos e diagnósticos, sem que a ela sejam fornecidos meios e recursos financeiros para operacioná-los. -Tudo não passaria de imaginário-, afirmou.
De acordo com o senador, a Região Centro-Oeste não é monolítica, abrangendo áreas desenvolvidas e dotadas de infra-estrutura, mas também áreas extremamente deprimidas. A região mais pobre não teria como atrair investimentos com capacidade de gerar emprego e renda, se o empresário potencial não puder receber subsídios fiscais federais ou estaduais, acrescentou. Ele ressaltou ainda que os incentivos fiscais em nível estadual ficarão proibidos depois da aprovação da reforma tributária.
Diante desse quadro, Jonas Pinheiro conclamou os governadores dos estados da região a se unirem com os parlamentares da frente que preside para negociar a mudança de posição do Ministério da Integração Nacional sobre o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste, dando-lhe condições financeiras de viabilizar um projeto concreto de investimentos, que resulte em melhoria de infra-estrutura, apoio à produção e geração de emprego e renda.
01/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Argello lembra papel de Jonas Pinheiro no desenvolvimento do Centro-Oeste
Perillo enaltece importância que Jonas Pinheiro teve para o Centro-Oeste
JONAS PINHEIRO QUER MUDANÇAS NO FUNDO CONSTITUCIONAL DO CENTO-OESTE
Jonas Pinheiro: Brasil precisa contestar na OMC política de subsídios dos EUA
JONAS PINHEIRO PREVÊ BOM ANO PARA A AGRICULTURA, "MESMO SEM SUBSÍDIOS"
Jonas defende ampliação de concessão de subsídios ao produtor de cana-de-açúcar