JONAS VAI REGULAMENTAR COOPERATIVAS DE TRABALHO



A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) delibera nesta quarta-feira (dia 22) sobre o projeto do deputado Aloysio Nunes Ferreira que revoga dispositivo da CLT que proclama a inexistência de vínculo empregatício entre as cooperativas e seus associados. Relator da matéria, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) informou hoje (dia 19) que dará um parecer favorável ao projeto, mas apresentará uma outra proposta regulamentando as cooperativas de trabalho.

Ao revogar esse dispositivo que proclama a inexistência de vínculo empregatício entre as cooperativas e seus associados, o autor do projeto na Câmara afirmou que essa norma tem criado interpretações distorcidas e inúmeros problemas na área rural, onde cooperativas "fantasmas" têm sido criadas para burlar a legislação trabalhista.

O autor disse que, havendo a cooperativa formalizada, mesmo provada a prestação de trabalho, como a CLT diz que não existe o vínculo empregatício, caberá ao empregado reclamante convencer o juiz de que trabalhava subordinadamente. Na opinião do deputado, a CLT está aceitando uma ficção jurídica como presunção ao colocar sobre o ombro do empregado o ônus de comprovar que trabalhava subordinadamente.

Por sua vez, o relator Jonas Pinheiro, ao anunciar seu projeto para regulamentar as cooperativas de trabalho, disse que suprirá uma falha da lei, cujo único dispositivo sobre essas entidades era o parágrafo revogado pelo projeto do deputado Aloysio Nunes Ferreira.

19/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro propõe regulamentação de cooperativas de trabalho

JONAS PINHEIRO DESTACA APOIO DO GOVERNO ÀS COOPERATIVAS

JONAS PINHEIRO APÓIA PROGRAMA PARA RECUPERAR COOPERATIVAS

Funcionamento das cooperativas de trabalho é debatido na CAS

Dilma cria grupo de trabalho para regulamentar atendimento a crianças vítimas de catástrofes

Regulamentar trabalho de atores e modelos mirins exigiria modificar a Constituição, dizem especialistas