Jorge Amado teve obras publicadas em 48 idiomas



O escritor Jorge Amado, que faria 89 anos nesta sexta-feira, é considerado um dos maiores escritores do país, sendo reconhecido no exterior como sinônimo da literatura brasileira. Suas obras foram traduzidas em 48 idiomas.

Jorge Amado nasceu em Ferradas, distrito de Itabuna, na Bahia. Aos 19 anos lançou seu primeiro romance, O País do Carnaval. Sua obra é apontada como o retrato da realidade brasileira, uma vez que as imagens de um país exótico, mestiço e místico sempre estiveram presentes em seus livros. Além de escritor, Jorge Amado teve uma vida política ativa, sendo eleito deputado federal em 1946, pelo Partido Comunista Brasileiro.

Autor de sucessos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Gabriela, Cravo e Canela e Capitães de Areia, Jorge Amado teve parte de sua obra adaptada para o cinema e televisão. Sua última publicação foi o conto O Milagre dos Pássaros, em 1997.

Jorge Amado morreu nesta segunda-feira (dia 6), no Hospital Aliança, em Salvador, vítima de insuficiência circulatória aguda seguida de parada cardiorrespiratória.

07/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lauro lembra que conheceu a Bahia graças às obras de Jorge Amado

Prosseguem homenagens a Jorge Amado

Brasil homenageia centenário de Jorge Amado

Jorge Amado é tema de mostra no Cinusp

Exposição celebra o centenário de Jorge Amado

Exposição comemora os cem anos de Jorge Amado