Jorge Viana afirma que Brasil tem dívida enorme com os indígenas
O senador Jorge Viana (PT-AC) destacou, nesta quinta-feira (18), que a nação brasileira ainda possui uma dívida enorme com os indígenas, devendo um pedido de desculpas a esse povo pelas agressões ocorridas ao longo da história.
Antecipando as comemorações do Dia do Índio (19 de Abril), o senador pediu respeito no tratamento dos indígenas e destacou a necessidade de estabelecer o que é de direito deles a fim de que consigam manter sua cultura.
– No Acre desenvolvemos um trabalho ao longo desses anos que, de alguma maneira, resgatou a dignidade e o respeito à cultura e à história desses povos. Mas os conflitos ainda estão em um nível que não é bom, nem para os não-índios e muito menos para os índios – explicou.
O senador cumprimentou todos os indígenas pela passagem do Dia do Índio e registrou a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de voto de louvor para a Comissão Pró-Índio do Acre que, segundo ele, vem realizando um trabalho extraordinário.
– O fundamental é construir o propósito de tratar com respeito, estabelecer adequadamente aquilo que é de direito desses povos para conservar e manter sua cultura; mas, também, ao mesmo tempo, não ver isso como um instrumento de enfrentamento ideológico ou político – disse.
Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) parabenizou Jorge Viana pelo pronunciamento e destacou a importância de os brasileiros respeitarem as suas origens e darem a todos os povos indígenas o tratamento que merecem.
18/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jorge Viana afirma que CPI do Cachoeira fez um bom trabalho
'Acre é verdadeiro campo de refugiados', afirma Jorge Viana
Controle dos preços é uma das prioridades do governo, afirma Jorge Viana
Jorge Viana afirma que Lula não teve encontros com Marcos Valério
Novo Código Penal poderá acabar com impunidade, afirma Jorge Viana
Jorge Viana afirma que recompor áreas desmatadas é o grande debate sobre o Código Florestal