Controle dos preços é uma das prioridades do governo, afirma Jorge Viana



VEJA MAIS

Em pronunciamento nesta sexta-feira (12) o senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que o controle dos preços é uma das prioridades do governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo o parlamentar, o aumento dos preços de produtos como tomate e mandioca tem relação com problemas sazonais de produção no campo.

Viana lembrou que o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, já havia alertado em audiência no Senado para a alta da inflação no primeiro semestre do ano, mas indicou que a expectativa é de que o índice perca força ao longo do ano. O senador acrescentou ainda que o total registrado em 2013 é inferior à alta de preços durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Fernando Henrique Cardoso.

- O problema é que hoje abro os jornais, ligo o rádio, assisto à televisão e está todo mundo falando como se a inflação fosse a pior de todos os tempos. Não sei se já é uma tentativa de pautar os temas do ano que vem. Tomara que a inflação seja uma questão sazonal como nos deu tranquilidade o presidente do Banco Central – assinalou o senador.

Jorge Viana comparou a cobertura da imprensa sobre a inflação ao tratamento dado pelos veículos de comunicação ao patamar dos juros durante o governo Lula.

- Seguidamente, nós tínhamos reportagens durante o governo Lula de que nós tínhamos os juros mais altos. Agora a presidente Dilma baixa os juros e tem uma campanha para subir os juros. Parece que as vezes se esquecem do Brasil por conta da divergência de uma ideia ou de outra – disse o parlamentar pelo Acre.

Em aparte, o líder do PSDB, Aloysio Nunes (PSDB-SP), reconheceu que o enfrentamento dos juros é um dos aspectos positivos do governo Dilma, mas afirmou que durante a gestão da presidente a inflação ultrapassou por três vezes o teto da meta. O senador acrescentou que a alta de preços já atinge 70% dos produtos monitorados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que não é tema apenas da mídia, mas dos consumidores.

- Não é campanha em torno da inflação. Todo mundo comenta. Não sou capaz de pautar o tema das conversas das donas de casa nos supermercados. Nos governos Fernando Henrique e Lula tivemos, sim, momentos de ultrapassagem da meta [da inflação], mas ambos governaram por oito anos. A presidente Dilma está aí há dois anos e pouco e pela terceira vez no seu governo o teto da meta é ultrapassada – disse.



12/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana diz que educação é a maior das prioridades para o Brasil

Jorge Viana cita reforma política entre prioridades do Congresso

Jorge Viana afirma que CPI do Cachoeira fez um bom trabalho

'Acre é verdadeiro campo de refugiados', afirma Jorge Viana

Jorge Viana afirma que Brasil tem dívida enorme com os indígenas

Jorge Viana afirma que Lula não teve encontros com Marcos Valério