Jorge Viana alerta para situação de refugiados haitianos no Acre
O senador Jorge Viana (PT-AC), em discurso nesta quarta-feira (14), pediu a atenção dos Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores para a situação dos 728 refugiados haitianos que estão acampados na cidade de Brasileia, distante cerca de 200 quilômetros da capital do Acre, Rio Branco.
Apesar de o governo estadual estar prestando atendimento aos refugiados, a prefeitura local não tem condições de lidar com os acampados, e a situação só vem se agravando, disse o senador. Um dos temores, segundo ele, é que ocorra algum problema de saúde com os haitianos, o que também acabará expondo os moradores de Brasileia.
Jorge Viana disse que esse não é problema estadual. Ele lembrou que o Brasil chefia a força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, afirmando que a ONU, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o governo brasileiro precisam tomar uma atitude. Ele solicitou que os Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores enviem funcionários de seus quadros qualificados para tratar "de um tema tão delicado".
Na avaliação do senador, a situação chegou a um ponto insuportável, e há o risco de o Brasil atrair a atenção do mundo inteiro, graças à situação lastimável vivida pelos refugiados na fronteira entre Acre, Bolívia e Peru. Jorge Viana também prometeu levar o assunto para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.
14/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Áudio | Jorge Viana teme por conflito com refugiados haitianos no Acre
Jorge Viana quer comissão externa para avaliar situação de haitianos no Acre
Jorge Viana visita haitianos no Acre e pede ao governo uma política para imigrantes
'Acre é verdadeiro campo de refugiados', afirma Jorge Viana
Jorge Viana agradece ao governo federal o envio de força-tarefa para atender haitianos no Acre
Jorge Viana chama atenção para a situação do Acre por causa das cheias