Jorge Viana visita haitianos no Acre e pede ao governo uma política para imigrantes



VEJA MAIS

O senador Jorge Viana (PT-AC) fez um alerta ao governo, dizendo que é preciso encontrar uma solução para o que está ocorrendo na cidade de Brasiléia (AC), onde refugiados, especialmente haitianos, estão vivendo uma situação dramáticas. Na segunda-feira (2), uma comissão de senadores esteve na cidade para verificar a situação desses refugiados.

Segundo o senador, somente este ano mais de 9 mil imigrantes ilegais chegaram a Brasiléia vindos do Haiti, Gâmbia, Equador, Nigéria, Senegal, Camarões, Colômbia e outros países. Jorge Viana explicou que os avanços alcançados pelo Brasil nos últimos anos têm atraído muitos estrangeiros e advertiu que o governo precisa formular uma política que ajude o Acre a se preparar para receber os refugiados.

- Não é possível o Brasil não ter uma política para imigrantes nas áreas de fronteira. Essa política não pode estabelecer endereço em São Paulo; tem que estabelecer endereço nas entradas do país. A população de Brasiléia precisa voltar a viver em normalidade, e temos como fazer isso dando um acolhimento adequado para os nossos irmãos imigrantes, sejam do Haiti ou de outros países - disse o senador.

Jorge Viana também lamentou a morte do governador de Sergipe, Marcelo Déda, ocorrida na segunda-feira, em decorrência de câncer no estômago e no pâncreas. O senador disse que o país perdeu um político extraordinário.



03/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana pede ajuda do governo federal na solução do problema com imigrantes no Acre

Jorge Viana pede ação do Planalto na questão dos imigrantes haitianos

Jorge Viana agradece ao governo federal o envio de força-tarefa para atender haitianos no Acre

Jorge Viana comemora ajuda do governo federal a imigrantes ilegais no Acre

Jorge Viana alerta para situação de refugiados haitianos no Acre

Jorge Viana quer comissão externa para avaliar situação de haitianos no Acre