Jorge Viana anuncia envio do projeto do Código Florestal à Câmara




O senador Jorge Viana (PT-AC), um dos relatores do projeto do novo Código Florestal, aprovado pelo Senado, anunciou nesta quinta-feira (8) o envio do texto final revisado do projeto à Câmara dos Deputados. Jorge Viana disse que na quarta-feira (7) a presidente Dilma Rousseff cumprimentou o Senado pela forma como atuou na tramitação da matéria e citou editorial do jornal O Globo que reconhece o esforço do Congresso para atingir um texto realista e equilibrado.

Jorge Viana citou o primeiro parágrafo do edital: "Se a Câmara dos Deputados referendar a decisão do Senado Federal, como se espera, longos anos - são 13 anos de tramitação do projeto do Código Florestal - terão produzido um texto equilibrado sobre um tema estratégico, num terreno minado por paixões e interesses políticos e ideológicos".

O outro relator da matéria, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), manifestou o seu orgulho de ter tido Jorge Viana como parceiro na relatoria do novo Código Florestal.

- Em poucos momentos da história desta Casa ela foi tão sensata, tão equilibrada, tão serena, tão ponderada, tão proativa, tão criativa, tão capaz de conciliar e convergir como neste projeto - afirmou.

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) disse que o trabalho desenvolvido vai proporcionar um grande reconhecimento a Jorge Viana. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) destacou o ambiente de tensão e críticas vivido durante os debates sobre o Código Florestal e disse que o próximo estágio é o da agenda pós-código. A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que não é demais cumprimentar o esforço pessoal dos dois relatores.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) ressaltou o trabalho de relatoria feito pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e disse que o Senado melhorou o texto do projeto. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) classificou como "proeza" o trabalho de Jorge Viana na relatoria do projeto. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) reconheceu o trabalho político dos relatores em meio a muita tensão e estresse.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que se espelha em Jorge Viana. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse que é preciso fazer justiça à história de Jorge Viana no Acre e que o projeto aprovado pelo Senado é "infinitamente melhor" que o texto recebido da Câmara dos Deputados.



08/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana: mudanças no Código Florestal precisam de apoio da Câmara

Rollemberg anuncia Jorge Viana como relator do Código Florestal

Jorge Viana defende veto de Dilma ao Código Florestal aprovado pela Câmara

Jorge Viana: ruralistas radicais cometeram grande erro com Código Florestal aprovado na Câmara

Jorge Viana lê agora seu relatório sobre o projeto de Código Florestal

Anibal Diniz elogia relatório de Jorge Viana ao projeto de novo Código Florestal