Jucá classifica como blefe acusações contra programa nuclear brasileiro



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) classificou como blefe as alegações do governo norte-americano e do jornal Washington Post de que o Brasil estaria escondendo dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informações sobre o programa nuclear do país. Ele pediu aos meios de comunicação brasileiros que conscientizem a população sobre o assunto e promovam a idéia da importância da preservação do sigilo da tecnologia nacional.

Na avaliação do senador por Roraima, a pressão dos Estados Unidos tem como objetivo obrigar o Brasil a revelar os segredos industriais da tecnologia própria que desenvolveu para o enriquecimento do urânio, que é à base de ultracentrifugação em rotores que funcionam em estado de levitação magnética. Ele completou que esta novidade está atraindo o interesse e a cobiça internacional.

- Os acordos não obrigam os países signatários à revelação de segredos industriais: tudo o que o país se compromete a mostrar livremente aos inspetores internacionais, por força dos acordos, é o material afluente ao processo, o material efluente e os cuidados de segurança em seu armazenamento e transporte. Como o processo industrial não é para ser obrigatoriamente transparente, as alegações do Washington Post e do governo americano não passam de blefe para ver se nós corremos - afirmou Jucá.



19/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana classifica de irresponsáveis acusações de Marcos Valério contra Lula

Simon classifica Tancredo Neves como mártir brasileiro

Relatório classifica sistema de ensino superior brasileiro como relativamente bom

Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro em pauta na CI

CI decide sobre proteção ao programa nuclear brasileiro

Programa nuclear brasileiro será reavaliado, diz presidente da Eletronuclear