Jorge Viana comemora ajuda do governo federal a imigrantes ilegais no Acre
O senador Jorge Viana (PT-AC) agradeceu nesta quinta-feira (11) o empenho do governo federal na busca de solução para o problema dos imigrantes ilegais no estado. Somente em Brasileia, na divisa com a Bolívia, 1,3 mil estrangeiros ilegais esperam a concessão de visto. A gravidade da situação fez com que o governo federal decidisse enviar ao estado uma equipe multissetorial para ajudar na regularização dos imigrantes.
- Amanhã chega um grupo enorme do governo federal, que vai estar no Acre até que se tenha uma solução final para o problema desses imigrantes ilegais pela fronteira do Brasil através do estado do Acre - disse.
O governo do estado chegou a decretar situação de emergência nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, devido à grande concentração de estrangeiros ilegais. Segundo o senador, a maioria dos imigrantes é de haitianos, mas há ainda imigrantes de outros países, como República Dominicana, Nigéria, Senegal e Bangladesh.
A imigração ilegal, disse Jorge Viana, expõe pessoas já fragilizadas pelos problemas que enfrentam em seus países. Para ele, embora o sentimento humanitário deva conduzir a atuação do Brasil, não se pode deixar que as quadrilhas de atravessadores ilegais continuem atuando.
- São verdadeiras quadrilhas que se montaram ao longo desse percurso, entre o Panamá até a fronteira do Peru com o Acre, explorando as pessoas que já são exploradas pela situação de absoluta precariedade em que vivem – lamentou.
11/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jorge Viana pede ajuda do governo federal na solução do problema com imigrantes no Acre
Jorge Viana visita haitianos no Acre e pede ao governo uma política para imigrantes
Enchentes: Jorge Viana pede auxílio do governo federal ao setor produtivo do Acre
Jorge Viana agradece ao governo federal o envio de força-tarefa para atender haitianos no Acre
Jorge Viana comemora os 50 anos de autonomia do Acre
Jorge viana comemora desenvolvimento humano do Acre