Sibá comemora 42 anos da autonomia do Acre



Ao comemorar os 42 anos de elevação do Acre à condição de estado, o senador Sibá Machado (PT-AC) lembrou que os acreanos começaram a buscar sua autonomia já a partir do movimento de incorporação das terras do sudoeste amazônico pelo Brasil. Ele registrou que a autonomia político-administrativa, conquistada em 15 de junho de 1962, foi o resultado de um processo tenso e conflituoso que envolveu os principais grupos políticos acreanos.

Segundo Sibá Machado, o Acre foi o primeiro território federal a ser criado no país. Ele registrou que muitos dos indicados para governar o território do Acre desconheciam a realidade da floresta e da região. Em todas as camadas da sociedade foi crescendo a insatisfação pelo fato de o poder estar sendo exercido por não-acreanos. Vários movimentos de resistência foram deflagrados em protesto contra essa realidade.

Mas o sonho pela autonomia, explicou o senador, não era unanimidade. Ele somente ganhou novo impulso nos anos 50, quando um projeto nesse sentido foi apresentado ao Congresso Nacional. Enquanto José Guiomar dos Santos, do PSD, defendia a causa autonomista, Oscar Passos, do PTB, argumentava que o território do Acre tinha uma economia fraca, o que tornava inviável sua desvinculação do governo federal.

- A elevação do Acre à categoria de estado, portanto, esteve longe de representar um projeto e um anseio unânimes. A autonomia, assim, deve ser compreendida como parte de interesses que, naquele dado momento e pela correlação de forças, fizeram vencer o projeto autonomista - afirmou Sibá Machado.



15/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana comemora os 50 anos de autonomia do Acre

Amazonas comemora 161 anos de autonomia política, registra Vanessa Grazziotin

Sibá comemora 119 anos da abolição da escravatura no Brasil

Aníbal Diniz comemora os 50 anos de elevação do Acre à condição de estado

Anibal Diniz comemora conquistas do Acre nos últimos 15 anos de governo do PT

Jorge Viana comemora os 108 anos de incorporação do Acre ao território brasileiro