Jorge Viana denuncia ações ‘inaceitáveis’ de militares bolivianos na fronteira do Acre com a Bolívia



O senador Jorge Viana (PT-AC) alertou, nesta quinta-feira (3), para a ocorrência de conflitos frequentes na fronteira do Acre com o estado boliviano de Pando. Ele denunciou a prática, por militares da Bolívia, de “medidas inaceitáveis” na cidade acriana de Capixaba.

– Casas foram queimadas, criações foram mortas, plantações foram destruídas, muitos tiros foram dados. E o medo se estabeleceu naquela região – relatou.

O senador disse que o governador do Acre, Tião Viana, acionou as autoridades competentes, o que culminou com o deslocamento de tropas do Exército brasileiro para garantir a segurança na área.

Até agora, as autoridades bolivianas não se pronunciaram oficialmente sobre a situação, acrescentou Jorge Viana. Ele disse esperar que o governo da Bolívia puna os militares responsáveis pela “arbitrariedade”.

– Esse conflito, esse abuso, não pode seguir acontecendo – disse o senador ao pedir “solução firme” por parte do governo brasileiro.

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) apoiou o pronunciamento do colega e lembrou que impasses similares já aconteceram na fronteira brasileira com o Paraguai.



03/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana alerta para tensão na fronteira entre Acre e Bolívia

TIÃO VIANA DENUNCIA ATUAÇÃO DE NARCOTRAFICANTES NA FRONTEIRA DO ACRE

Acre irá atender mulheres na fronteira Brasil-Bolívia

Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre

Jorge Viana comemora os 50 anos de autonomia do Acre

Jorge viana comemora desenvolvimento humano do Acre