Tião Viana alerta para tensão na fronteira entre Acre e Bolívia



O senador Tião Viana (PT-AC) alertou nesta terça-feira (5) para o momento de tensão que vivem as populações instaladas na área de fronteira entre o Acre e a Bolívia, especialmente após a determinação do governo de Evo Morales de redefinir a situação fundiária naquele país. O senador teme que brasileiros possam sofrer constrangimentos e comparou a situação com a dos 70 mil bolivianos que vivem ilegalmente em São Paulo.

- Vivemos uma situação delicada. São centenas de quilômetros de fronteira sem uma barreira formal. Nós sempre tivemos uma relação de irmãos e não há necessidade de conflito - assinalou.

Para Viana, a Bolívia só tem a ganhar com uma relação amistosa, uma vez que é o país que mais necessita da hidrovia do Rio Paraguai, da navegação de cabotagem, das ferrovias e estradas brasileiras. O senador informou que um grupo de trabalho formado por diplomatas dos dois países está reunido em La Paz para firmar um pacto que pacifique a região.

O senador Romeu Tuma (PFL-SP) lembrou que está em vigor um decreto que anistia todo e qualquer estrangeiro ilegal que queira viver em território brasileiro. O senador Sibá Machado (PT-AC) disse que o Senado já aprovou a eliminação da necessidade de passaporte para o trânsito entre Peru e Brasil e Bolívia e Brasil.

05/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana denuncia ações ‘inaceitáveis’ de militares bolivianos na fronteira do Acre com a Bolívia

TIÃO VIANA DENUNCIA ATUAÇÃO DE NARCOTRAFICANTES NA FRONTEIRA DO ACRE

Acre irá atender mulheres na fronteira Brasil-Bolívia

Anibal Diniz alerta para calamidade enfrentada por refugiados haitianos na fronteira com a Bolívia

Sibá alerta para tensão entre madeireiros e famílias no Pará

Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre