Jorge Viana destaca reforma do Regimento Comum do Congresso



O senador Jorge Viana (PT-AC) destacou o início dos trabalhos da comissão mista destinada a elaborar uma proposta de reforma para Regimento Comum do Congresso Nacional. A comissão, criada em ato conjunto assinado na última sexta-feira (1º) pelos presidentes do Senado Federal, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, tem prazo de 60 dias para concluir seus trabalhos.

O parlamentar lembrou que o Regimento Comum passou por grandes transformações e mudanças a partir da Constituição 88. Ele foi alterado por várias Resoluções que, no entanto, não integram seu texto. De acordo com o senador, essas resoluções formam um volume quatro vezes maior que os 152 artigos que compõem o regimento comum. Para ele, falta “coesão estrutural”, uma vez que as regras não estão reunidas em um único texto.

- A Comissão vai ajudar a resgatar o prestígio, o respeito e as prerrogativas do Congresso Nacional – afirmou nesta segunda-feira (4) o senador, para quem as regras dispersas desnecessariamente conflituam o trabalho do Poder Legislativo.

O Regimento Comum, afirmou o parlamentar, tem de tratar, basicamente, de matérias orçamentárias e de tramitação de Medidas Provisórias. O senador lembrou que a omissão do Congresso Nacional para consolidar suas próprias regras levou à judicialização de várias questões, como a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em maio de 2012, que ampliou o tempo de análise das MPs pelas Comissões Mistas que as avaliam.

A Comissão Mista para reforma do Regimento Comum é composta também pelos senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Lobão Filho (PMDB-MA), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Walter Pinheiro (PT-BA) e Ana Amélia (PP-RS).



04/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Áudio l Jorge Viana fala sobre a reforma do Regimento Comum

Jucá será o relator da reforma do Regimento Comum do Congresso

Regimento do Congresso deve ser claro para evitar disputas no Supremo, adverte Jorge Viana

Comissão de reforma do Regimento Comum ouve ministro do TCU

Jorge Viana cita reforma política entre prioridades do Congresso

Jorge Viana destaca instalação da comissão especial que analisará reforma do Código Penal