Jorge Viana destaca instalação da comissão especial que analisará reforma do Código Penal
O senador Jorge Viana (PT-AC) registrou em Plenário nesta terça-feira (7) que, no dia em que o país comemora seis anos de criação da Lei Maria da Penha, o Senado Federal dá um grande passo no combate à violência ao instalar a comissão especial que analisará o projeto de reforma do Código Penal. O senador, que integra a comissão, destacou que o Brasil registra índices alarmantes de violência – com somente 3% da população do planeta, é responsável por nada menos que 12% dos homicídios do mundo.
Jorge Viana apresentou dados que demonstram altos índices de criminalidade no país. Na década de 80, o Brasil registrava 11 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. No início da década de 2000, o número chegou a 28 homicídios por 100 mil habitantes. Hoje, a média é de 26 mortes por 100 mil habitantes.
Esse número, sublinhou, tem caído nas regiões Sul e Sudeste, mas tem aumentado no Norte e no Nordeste. O senador explicou que, nem mesmo as quedas registradas pelo Acre, seu estado, considerado na década de 90 o mais violento do país e hoje o 22º, sendo o menos violento da região Norte, tem ajudado a diminuir a média geral nacional.
- São números chocantes que mostram uma situação vergonhosa para o país – lamentou.
O senador comparou a média de assassinatos no Brasil a países vizinhos da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, que registram menos de 10 homicídios por grupos de 100 mil habitantes. Outra comparação que classificou como lamentável é com países como a Síria, que em um ano e meio de guerra civil, registrou 17 mil mortes. No Brasil, em um ano, foram 55 mil.
- Não vejo tema mais importante para ser tratado neste semestre do que a reforma do Código Penal. O senado está tomando uma atitude mais do que correta – elogiou.
A comissão será instalada nesta terça-feira para analisar o anteprojeto apresentado ao Senado Federal por uma comissão de juristas criada para atualizar o Código Penal (PLS 236/2012). A comissão será composta pelos senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Armando Monteiro (PTB-PE), Benedito de Lira (PP-AL), Clovis Fecury (DEM-MA), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Jorge Viana (PT-AC), Magno Malta (PR-ES), Pedro Taques (PDT-MT) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES).
07/08/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jorge Viana destaca instalação da Comissão da Verdade e vigência da Lei de Acesso à Informação
Jorge Viana destaca debate sobre Código Penal e diz que Brasil não pode cruzar os braços ante a violência
Reforma do Código Penal será votada por comissão especial na próxima terça
Definida comissão que analisará proposta de novo Código Penal
Novo Código Penal poderá acabar com impunidade, afirma Jorge Viana
Jorge Viana elogia anteprojeto do novo Código Penal e lamenta número de homicídios no país