Jorge Viana elogia debate sobre aviação civil




Em discurso nesta quinta-feira (1º), o senador Jorge Viana (PT-AC) destacou a realização, na parte da manhã, de uma audiência pública da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O senador informou que estavam presentes o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt de Oliveira, e o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys.

A audiência debateu o papel das concessões de alguns dos principais aeroportos do Brasil. Jorge Viana lembrou que Guarulhos, Brasília e Viracopos já foram concedidos pelo governo para a iniciativa privada pelo valor de R$ 24,5 bilhões. O senador fez questão de ressaltar que a concessão é "completamente diferente" da privatização ocorrida no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Segundo Jorge Viana, durante a audiência, o ministro Wagner Bittencourt sinalizou que o governo vai investir na aviação regional. Ele disse que o Brasil tem dimensões continentais e a aviação não pode ser considerada um luxo, mas um serviço de primeira necessidade. Na visão do senador, o Brasil é hoje o mercado de aviação mais cobiçado do mundo. Ele ainda pediu serviços aéreos mais eficientes, tarifas mais baixas e mais estrutura nos aeroportos.

- O aumento de passageiros impõe uma mudança no Brasil. As mudanças estão chegando - disse o senador. 

Enchentes

O senador também agradeceu as manifestações de solidariedade dos colegas senadores com a situação do povo acreano, que enfrenta dificuldades com as enchentes no estado. Jorge Viana informou que as águas do Rio Acre começaram a baixar e marcam 15 metros, tendo alcançado 17,64 metros na semana passada.

Ele informou que a bancada de parlamentares do Acre teve uma reunião mais cedo com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e com secretário nacional da Defesa Civil, Humberto Viana Filho. O senador disse que a bancada do Acre reclamou da morosidade na liberação de recursos em caso de calamidade. Segundo Jorge Viana, o ministro garantiu esforço para uma liberação mais urgente dos recursos.



01/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão da Aviação Civil debate indústria da aviação experimental

CI inicia debate sobre gerenciamento da aviação civil

CI realiza debate sobre gerenciamento da aviação civil

CI discute controle aéreo em debate sobre aviação civil

Começa debate sobre ameaça de paralisação da aviação civil

Jorge Viana apresenta balanço sobre situação da defesa civil