Jorge Viana pede ajuda do governo federal na solução do problema com imigrantes no Acre



O senador Jorge Viana (PT-AC) pediu atenção para os mais de 1,2 mil imigrantes estrangeiros acampados em Brasileia (AC). O parlamentar pediu à presidente Dilma Rousseff que envie uma comissão interministerial à cidade, já que, para ele, a única forma de se resolver o problema é uma ação coordenada pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e pela Secretaria de Direitos Humanos do governo federal.

Além das condições precárias dos acampados, o que, por si só, já justificaria a intervenção governamental, o senador teme que aconteça uma tragédia em Brasileia, no caso de um conflito entre os imigrantes, ou entre eles e a população. Os acampados somam mais de 10% dos habitantes da cidade. Jorge Viana pediu que tropas da Força Nacional se desloquem para o município, para evitar o pior. Jorge Viana disse que o estado, sozinho, não tem como lidar com o problema.

O ex-governador do Acre manifestou ainda grande preocupação com a fixação de uma rota de entrada para o Brasil. Primeiramente, os imigrantes vinham todos do Haiti: desde dezembro de 2010 entraram no estado 5,6 mil cidadãos daquele país. Hoje, entre os imigrantes acampados em Brasileia, há  senegaleses, nigerianos, dominicanos e até um bengalês.

- O mais grave é que se institucionalizou uma rota de pessoas que buscam uma forma de entrar no Brasil – afirmou o senador, segundo o qual quatro máfias atuam na entrada de estrangeiros no Brasil, pelas fronteiras acreanas. Em sua avaliação, para estancar o tráfico de pessoas é preciso a colaboração das nações pelas quais esses estrangeiros passam a caminho do Brasil, principalmente do Equador.

Segundo o parlamentar, 1.900 haitianos entraram no Brasil em 2012. Só este ano, já são 1.700, e chegam a Brasileia outros 30 imigrantes por dia.

Jorge Viana lembrou que, no intuito de resolver o problema, a presidente Dilma Rousseff foi no ano passado ao Haiti. Lá anunciou a concessão de 100 vistos por mês para haitianos, numa tentativa de limitar a imigração. O senador informou que a medida, em um primeiro momento, diminuiu a entrada de haitianos, principalmente por Tabatinga (AM). Mas agora o problema voltou mais forte ainda, e com imigrantes de outros países.

- A situação saiu completamente do controle – afirmou o parlamentar, para quem o problema “não tem solução fácil”.

Jorge Viana pediu que o tema seja debatido na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal. Em aparte, o presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) disse que o assunto será discutido. Também apoiaram o ex-governador, em apartes, os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), José Pimentel (PT-CE), Anibal Diniz (PT-AC) e Paulo Paim (PT-RS).



08/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana comemora ajuda do governo federal a imigrantes ilegais no Acre

Jorge Viana visita haitianos no Acre e pede ao governo uma política para imigrantes

Enchentes: Jorge Viana pede auxílio do governo federal ao setor produtivo do Acre

Jorge Viana pede socorro federal a vítimas de enchente no Acre

Jorge Viana pede apoio federal à população atingida por enchente no Acre

Jorge Viana agradece ao governo federal o envio de força-tarefa para atender haitianos no Acre