Jorge Viana comemora implementação de medidas do novo Código Florestal
Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (11), o senador Jorge Viana (PT-AC) comemorou o início da implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA). As duas medidas estão previstas no Novo Código Florestal (Lei 12.651/2012).
O CAR é o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. O objetivo do cadastro é integrar as informações ambientais das propriedades rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. O CAR, disse o senador, será importante para superar a insegurança jurídica dos produtores e começa a prover o Brasil de um monitoramento ambiental nas propriedades privadas.
Jorge Viana acrescentou que o Ministério do Meio Ambiente começou, no final do mês de setembro, o treinamento de técnicos para atuarem no CAR pelos estados do Acre e do Rio Grande do Sul.
Já o PRA é considerado um dos mais importantes instrumentos da nova lei, pois permitirá a solução de vários passivos ambientais dos produtores rurais. Além disso, o programa será um fator a ser considerado no acesso aos incentivos econômicos e financeiros dos serviços ambientais.
- Esses instrumentos vão permitir o primeiro grande recadastramento rural do país – disse o senador, acrescentando que o cadastro vai usar imagens feitas por satélite e terá dados abertos na internet.
Jorge Viana lembrou que foi um dos relatores do projeto que deu origem Novo Código Florestal. Ele disse que a nova lei busca garantir uma maior proteção da biodiversidade e criar condições para que os produtores tenham segurança jurídica. O senador reconheceu que o código não era o mais desejado, mas disse que o texto final buscou o consenso. O senador também ressaltou que muitos criticavam a nova lei por, supostamente, favorecer o desmatamento. No entanto, disse Viana, os índices de desmatamento seguem diminuindo e quebrando recordes de redução.
- Temos as condições de, com o novo código, eliminar o desmatamento ilegal – declarou.
Em aparte, o senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) disse que o setor produtivo do país deve muito ao trabalho dos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Jorge Viana, que atuaram como relatores do novo código no Senado.
PT
Jorge Viana ainda cumprimentou o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o presidente da sigla no Acre, Léo Brito, pela condução das eleições internas do partido, realizadas no domingo (10). O senador registrou que Rui Falcão foi reeleito presidente nacional e Hermício Sena foi o eleito no Acre. Para o parlamentar, as eleições internas fortalecem o PT e a democracia.
11/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jorge Viana defende implementação do Código Florestal
Jorge Viana defende veto ao novo Código Florestal
Jorge Viana acolheu 26 emendas de Plenário ao novo Código Florestal
Jorge Viana apresenta relatório para novo Código Florestal
Jorge Viana ressalta a responsabilidade do Senado na votação do novo Código Florestal
Novo Código Florestal deve ser votado na CCJ antes do recesso, diz Jorge Viana