Jorge Viana questiona estudos para construção da BR-364, interrompida pelas cheias



O senador Jorge Viana (PT-AC) vai apresentar requerimento ao Ministério dos Transportes para que seja feita uma investigação sobre os estudos realizados para a construção da BR-364, única ligação rodoviária entre o Acre e o resto do Brasil.

A rodovia foi interditada por conta das cheias do Rio Madeira, que deixaram a estrada coberta por uma lâmina d’água de cerca de 80 centímetros de altura.

Jorge Viana disse esperar que, quando a enchente acabar, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (Dnit) reforme a estrada de modo a evitar que fique submersa novamente.

Jorge Viana observou que estudos são feitos quando há a possibilidade de transbordamento de um rio, e que, de posse do conhecimento do comportamento das águas, é feita a obra "com uma certa garantia" de que as águas de determinado rio não atingirão o leito da uma.

- É muito estranho que não se tenha as informações necessárias para estabelecer o leito da BR-364 - disse o senador.

Jorge Viana também vai enviar ao Ministério de Minas e Energia requerimento questionando se as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau são responsáveis pelo transbordamento do Rio Madeira. Ele disse que após conversar com técnicos está convencido de que não, mas considera importante que o governo dê uma resposta oficial e esclareça as pessoas que estão com dúvidas.



24/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana chama atenção para a situação do Acre por causa das cheias

José Jorge diz que atingidos pelas cheias no Nordeste ainda não receberam ajuda federal

Jorge Viana pede que bancos estatais deem mais prazo para empresários vítimas das cheias

Jorge Viana questiona vinda dos condenados no processo do mensalão a Brasília

Hidrelétricas em construção são socialmente injustas, diz Jorge Viana

Defesa Civil repassa 26,5 milhões para atingidos pelas cheias no Amazonas