Jorge Viana registra participação em movimento de reintegração dos portadores de hanseníase



Em pronunciamento nesta quinta-feira (28), o senador Jorge Viana (PT-AC) registrou sua participação no 14º Encontro do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), que se realiza no Rio de Janeiro.

Na oportunidade, o governador do Acre e ex-senador Tião Viana foi agraciado com o troféu Bacurau, que leva o nome de um dos fundadores do Morhan, entidade sem fins lucrativos fundada em 1981, cujas atividades são voltadas para a eliminação da hanseníase, por meio de atividades de conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população.

Tião Viana, disse o senador, lembrou que nos anos 80, durante o governo de José Sarney (1985-1990), foi aprovada lei que proibia a queima de títulos de eleitor dos portadores de hanseníase, em vigor no país.  A Medida Provisória (MP) 103/1989 revogou o dispositivo da lei eleitoral que estabelecia a esterilização dos títulos de eleitor das pessoas atingidas pela doença.

Em 1995, foi aprovada a Lei 9.010, estabelecendo a proibição do uso oficial, em qualquer documento oficial de órgão público, nos três níveis do governo, do termo “lepra”. Jorge Viana ressaltou ainda que o então senador Tião Viana apresentou um projeto de lei criando uma pensão especial para aqueles que foram vítimas da hanseníase. Posteriormente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei dispondo sobre a concessão de pensão especial às pessoas atingidas pela hanseníase submetidas ao isolamento e internação compulsória.

Em 2004, lembrou o senador, foi instituído o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase, a ser celebrado no último dia de janeiro. Jorge Viana acrescentou ainda que o governo da presidente Dilma Rousseff está assumindo o compromisso de livrar o país da hanseníase até 2015.



28/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana comemora pensão vitalícia a portadores de hanseníase

Tião Viana quer pensão para portadores de hanseníase submetidos a isolamento

Jorge Viana defende ampliação da participação da mulher na política

Jorge Viana registra passagem do Dia do Servidor Público

Jorge Viana registra início da construção de habitações populares no Acre

Jorge Viana registra início da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente em Brasília