Tião Viana comemora pensão vitalícia a portadores de hanseníase
O senador Tião Viana (PT-AC) destacou o gesto humanitário do governo de Luiz Inácio Lula da Silva ao assinar medida provisória (MP) autorizando o pagamento de pensão vitalícia no valor de dois salários mínimos para os portadores de hanseníase que viveram confinados em hospitais-colônia entre 1959 e 1976. Tião Viana classificou a solenidade de assinatura da MP, realizada no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (24), como "um momento especial que consagrou a feição humanitária do estado brasileiro".
Tião Viana relembrou, em Plenário, relatos emocionados de hansenianos que foram retirados do convívio social pela polícia sanitária - alguns ainda criança - e internados compulsoriamente em colônias de isolamento. Segundo assinalou, o Brasil é o segundo país - o primeiro foi o Japão - a reconhecer a necessidade de reparação a essas vítimas da doença.
- É a história da luta de um povo que viveu um verdadeiro holocausto em relação a preconceito e discriminação - observou.
Os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), Mão Santa (PMDB-PI), Ideli Salvatti (PT-SC), Sibá Machado (PT-AC), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Magno Malta (PL-ES) enalteceram a decisão do governo brasileiro de indenizar esses hansenianos. Antes de o governo Lula editar essa MP, Tião Viana havia tomado a iniciativa de apresentar projeto de lei - já aprovado no Senado e em tramitação na Câmara - concedendo pensão vitalícia a portadores de hanseníase submetidos a isolamento e internação compulsória.24/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana quer pensão para portadores de hanseníase submetidos a isolamento
CCJ aprova pensão vitalícia a portador de hanseníase que passou por isolamento obrigatório
Pessoas atingidas pela hanseníase pedem aprovação de projeto que lhes concede pensão vitalícia
Jorge Viana registra participação em movimento de reintegração dos portadores de hanseníase
Governo negligencia tratamento de hanseníase, diz Tião Viana
Tião Viana quer instituir o Dia de Combate à Hanseníase