Jorge Viana saúda escolha de Antonio Patriota para representar o Brasil na ONU



O senador Jorge Viana (PT-AC) comemorou em Plenário, nesta quinta-feira (26), a aprovação pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) da indicação do ex-chanceler Antônio Patriota para o cargo de representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Agradecendo a compreensão do presidente da CRE, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que mesmo estando em viagem oficial delegou a missão da realização da sabatina do diplomata, Jorge Viana observou que caso a indicação não fosse votada em tempo hábil, o Brasil ficaria sem um embaixador substituto na  ONU, visto que Luiz Alberto Figueiredo, que ocupava o cargo, foi nomeado ministro das Relações Exteriores do Brasil no lugar de Antônio Patriota.

— E importante fazer esse registro da indicação do embaixador Patriota, que certamente terá como um de seus maiores desafios o debate sobre a necessidade de redução das emissões de gases do efeito estufa pelos países desenvolvidos — disse.

Mudanças climáticas

Em seu pronunciamento, Jorge Viana se referiu ainda à apresentação do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) que será feita nesta sexta-feira (27), em Estocolmo.

Segundo ele, as informações preliminares fornecidas pela própria ONU apontam para uma elevação de 0,7 ° C no Brasil nos últimos 50 anos.

Jorge Viana se comprometeu a voltar à tribuna na próxima semana para tratar do tema, oportunidade na qual, segundo ele, fará o registro das medidas adotadas pelo governo federal que permitiram ao Brasil se tornar um dos poucos países entre os emergentes a alcançar índices invejáveis de redução de emissões de gases.



26/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aluno da Etec Jorge Street vai aos EUA representar o Brasil

Antonio de Aguiar Patriota é aprovado para a Embaixada do Brasil nos EUA

Jorge Viana saúda os 32 anos do PT

Jorge Viana saúda ações do Plano Nacional de Fronteiras

Jorge Viana saúda lançamento do Minha Casa, Minha Vida 2

Jorge Viana diz que educação é a maior das prioridades para o Brasil