Jorge Yanai: produtores de MT mudaram e agora buscam preservação com aumento de produtividade



"Ao contrário da imagem propalada pelos veículos de comunicação", os produtores rurais de Mato Grosso mudaram e agora procuram conciliar preservação ambiental com aumento de produtividade de suas terras, afirmou em discurso o senador Jorge Yanai (DEM-MT).

Para ele, prova disso é que houve um aumento de 21% na produtividade (produção por área plantada) entre as safras 2005/06 e 2008/09, enquanto o crescimento da área plantada foi de apenas 4%.

Jorge Yanai observou que ainda há desmatamento, mas ele caiu de 11.800 quilômetros quadrados no ano agrícola 2003/2004 para "não mais que 1.500 quilômetros quadrados atualmente". Essa queda de desmatamento é de 87% em cinco anos.

- Questiono a visão distorcida que determinados setores da opinião pública mantêm sobre o desenvolvimento agropecuário obtido no estado de Mato Grosso. Imaginam muitos que seu crescimento ocorreu à custa de devastação ou degradação dos ambientes naturais. Na verdade, permanecem preservados no estado 64% da sua vegetação nativa - disse.

O senador ponderou ainda que os agricultores vêm transformando em plantações de cereais terras antes ocupadas pela pecuária. Com isso, a participação de Mato Grosso na produção agropecuária nacional, que era de 9,9% na safra 1994/95, chegou a 20,4% na safra 2007/08.

- Os números impressionam. Em 13 anos, nossa participação dobrou em apenas 13 anos, correspondendo agora a um quinto da produção agropecuária brasileira - acrescentou.

02/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Yanai diz que dívida dos produtores rurais é insustentável

Presidente da Embrapa defende aumento da produtividade com preservação ambiental

Jorge Yanai defende investimentos em hidrovias

Jorge Yanai defende regulamentação da segurança de barragens

Jorge Yanai pede investimentos em infraestrutura de transporte

Jorge Yanai pede mais investimento no transporte aquaviário