Jornal do Senado chega à edição 2000



Por 2 mil vezes, ele serviu de importante canal de comunicação entre o Senado Federal e a sociedade. Por 2 mil vezes, foi o veículo responsável pela divulgação junto aos brasileiros das leis e das idéias de seus senadores. Ao longo de mais de nove anos de circulação nacional e de 2 mil edições, que o Jornal do Senado completa hoje, os maiores debates nacionais ocuparam as suas páginas.

Primeiro dos órgãos de divulgação do Senado a serem implantados na década de 90, antecessor da Agência Senado de Notícias (1996), TV Senado (1996) e da Rádio Senado (1997), o jornal completa este marco editorial com boas novidades. Nesta segunda-feira (30), circulou pela primeira vez a Edição Semanal, com um formato diferenciado, reportagens especiais e novas seções para manter os mais de 250 mil leitores ainda mais bem informados.

A trajetória do Jornal do Senado se confunde com a própria política de abertura para a sociedade implementada pela Casa há cerca de dez anos. Foi durante a primeira gestão do senador José Sarney como presidente que os veículos de divulgação do trabalho legislativo foram sendo implantados. Era preciso mudar a imagem do Congresso e o advento do Jornal do Senado foi um dos primeiros passos no caminho de assegurar ao cidadão brasileiro a chance de conhecer o trabalho dos parlamentares.

Inicialmente em formato A4, a primeira edição do Jornal do Senado circulou no dia 4 de maio de 1995, com apenas quatro páginas, ainda em preto-e-branco. “Esquenta o debate sobre educação”, dizia a sua manchete, referindo-se às discussões sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que ocorriam nas comissões.

A chegada do novo veículo imediatamente passou a fazer parte do cotidiano dos senadores e dos jornalistas que fazem a cobertura diária da casa. O Jornal do Senado servia de referência e de pauta, fornecia a agenda dos principais acontecimentos e registrava, com isenção e equilíbrio, o trabalho legislativo nas comissões e no Plenário.

Em menos de um ano, o número de páginas já dobrara (8) e, em janeiro de 1997, entrava em operação o serviço de atendimento aos leitores, por meio do fone 0800 612211. Pedidos de assinaturas, reclamações, sugestões e mensagens aos senadores são, até hoje, recebidas neste serviço que estreita as ligações do povo e seus representantes.

O fortalecimento das instituições democráticas e do papel do Poder Legislativo na vida nacional se refletiam nas próprias manchetes do Jornal do Senado. “Senadores buscam modelo justo para a Previdência”, anunciava a capa de 23 de junho de 1997, quando adotou-se um formato novo, o tablóide. O veículo passava a contar com espaço e características mais próximas de um verdadeiro jornal, atingindo as 16 páginas diárias em fevereiro de 1998, quando então já era distribuído para dezenas de milhares de assinantes em praticamente todos os municípios brasileiros.

Mudar para melhor tem sido a tônica do Jornal do Senado. Em agosto de 1998, um novo projeto gráfico introduziu o uso de infografias e apresentou aos leitores um veículo mais moderno e ágil. Dois meses depois, já estava disponível na página do Senado na Internet a versão eletrônica do jornal. Assim, ao comemorar as primeiras mil edições, em dezembro de 1999, o Jornal do Senado estava amadurecido e consolidado como fonte de informação legislativa.

Vieram as cores, em maio de 2003, juntamente com um novo projeto gráfico e a perspectiva de, com o aumento de sua equipe de profissionais, lançar edições especiais, como a do centenário de Euclides da Cunha (8/09/2003), dos 15 anos da Constituição brasileira (8/10/2003) e dos 180 anos do Congresso Nacional (13/11/2003). Em dezembro passado, as Diretorias de Comunicação Social do Senado e da Câmara reuniram esforços para lançar a Revista do Congresso, edição que trouxe aos leitores um balanço completo daquele que foi, talvez, o mais produtivo e polêmico ano legislativo da história republicana brasileira, com as aprovações das reformas previdenciária e tributária, entre outros temas trazidos ao debate pelo novo governo empossado em 1º de janeiro.

O Jornal do Senado publica diariamente, a partir dos textos produzidos pela Agência Senado, um panorâma das atividades da Casa. Para isso, conta também com o trabalho da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (mais conhecida como Gráfica do Senado), que recebe por volta da meia-noite, uma nova edição. O trabalho na gráfica se estende até as 4h, quando 40 mil exemplares da publicação. Destes, 33 mil são distribuídos pelo Correio, para todos os 26 estados do Brasil. O restante é entregue no Distrito Federal, por meio de entrega expressa ou também pela ECT.



30/08/2004

Agência Senado


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