Jornal do Senado comemora edição nº 3.000
Circula na próxima quinta-feira (16) a terceira milésima edição do Jornal do Senado, que, desde 4 de maio de 1995, divulga as atividades políticas e institucionais da Casa. O jornal passou a ser veículo oficial do Senado a partir de 15 de novembro de 1996, com a publicação do Ato da Mesa nº 20. À época, presidia o Senado o senador José Sarney.
Para o diretor do Jornal do Senado, Davi Emerich, a importância do veículo está ligada à função do jornalismo público, de dar espaço e transparência aos fatos institucionais de um poder republicano, independente de quem ocupe os cargos eletivos.
- O jornal reflete a atuação dos senadores e leva ao público externo todos os fatos das atividades legislativas. Cumpre um papel imprescindível, pois cria uma alternativa de informação ao cidadão, em vez de confrontar com os outros veículos de informação. Acaba sendo uma fonte complementar de informação e quem ganha é a democracia - salienta.
A tiragem inicial do Jornal do Senado era de 1.500 exemplares. Atualmente, o jornal tem três versões: a diária, que circula no Distrito Federal de terça a sexta-feira; a semanal, distribuída em todo o país às segundas-feiras; e uma edição mensal impressa em braile. O total de exemplares posto em circulação às segundas-feiras ultrapassa os 81 mil. Toda pessoa física ou jurídica pode assinar o jornal. Basta acessar a página do Jornal do Senado na Internet e preencher um formulário informando o endereço para entrega. Há ainda a possibilidade de receber por e-mail uma versão eletrônica do jornal. No site também é possível ver a versão animada em flash.
Desde que começou a circular, o jornal já passou por três formatos. Até a edição nº 487, era impresso em papel A4 (21cm x 29,7 cm). Em 23 de junho de 1997, circulou a primeira edição no chamado formato tablóide (29 cm x 35,5). O formato atual - tablóide alemão - (29cm x 44cm) foi adotado em 30 de agosto de 2004 pela edição semanal e em 11 de junho de 2008 pelo diário. Em 2009, o jornal aprimorou seu projeto gráfico com o uso da infografia - imagens, ilustrações e gráficos informativos.
Em 12 de maio de 2008, na comemoração dos 120 anos da assinatura da Lei Áurea - que aboliu a escravidão no Brasil, um encarte especial de oito páginas fez uma reconstituição histórica, com o formato de jornal da época. Foram pesquisados temas que estavam em debate naquele período, inclusive reclames publicitários com a grafia corrente.
As matérias publicadas no Jornal do Senado são produzidas pela Agência Senado e por uma equipe própria do jornal.
Para comemorar a edição nº 3.000 do Jornal do Senado, será inaugurada nesta terça-feira (14) - permanecendo até sexta-feira (17) - na Senado Galeria, uma exposição com algumas das principais capas já publicadas pelo jornal.
13/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jornal do Senado chega à edição 2000
Jornal do Senado lança edição semanal
Mão Santa parabeniza 'Jornal do Senado' por 3.000ª edição
Efraim parabeniza 'Jornal do Senado' por 3.000ª edição
Cristovam elogia edição especial do Jornal do Senado sobre educação
'Jornal do Senado' publica edição especial para celebrar os 190 anos do Parlamento