Jornalistas de todo o País participam do lançamento da Agência de Notícias do Semiárido
Jornalistas da Folha de São Paulo, TV Cultura, Revista Eco 21, Jornal O Povo e outros veículos de comunicação do País participam, nos dias 13 e 14 de setembro, no Garden Hotel, em Campina Grande (PB), do lançamento da Agência de Notícias do Semiárido Brasileiro, SAB Notícias, criada e gerenciada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCT).
Até hoje, entidades ambientalistas internacionais e nacionais têm demostrado muito mais interesse pela Amazônia do que por outros biomas, tão importantes e igualmente ameaçados quando o amazônico, como o do Cerrado e o da Caatinga.
De acordo com o diretor do Instituto, Roberto Germano Costa, apesar dos seus 982.500 Km² de extensão, mais de 20 milhões de habitantes e de abrigar o bioma Caatinga, único no mundo, o Semiárido ainda é pouco conhecido dos próprios brasileiros.
Para ele, grande parte das pesquisas e estudos desenvolvidos por Institutos, universidades e centros de pesquisas instalados na região termina por não chegar às pessoas. Isso se deve, em parte, ao fato de não haver um fluxo bem estruturado entre a comunicação daqueles organismos e a mídia.
"Esse descompasso é somatório de uma série de questões que se delinearam ao longo da história e a SAB Notícias é uma das formas de contribuição para reparar esse desnível de informações" - afirma.
Germano acredita que "a experiência profissional e convivência dos jornalistas com os assuntos de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, certamente contribuirá para outro quadro de entendimento e conhecimento sobre essa região estratégica tão importante para o desenvolvimento do País".
A abertura do será às 8h30. Além do lançamento da agência, serão realizadas as palestras "Semiárido desfocado, um olhar a partir da Imprensa Paulista", ministrada por Eduardo Geraque (Folha de São Paulo) e "Mídia e Semiárido: agenda para uma comunicação sustentável", por Cidoval Moraes, pesquisador da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Na programação também está incluída uma visita aos projetos desenvolvidos na Estação Experimental do Insa, localizada na Zona Oeste de Campina Grande. Informações adicionais pelo telefone (0xx83)8738-6208, com Aline Guedes.
Fonte:
Instituto Nacional do Semi-Árido
10/09/2010 17:29
Artigos Relacionados
Policiais de todo País participam da Jornada de Direitos Humanos
Estudantes de todo o País participam da Olimpíada de Astronomia nesta 6ª feira
SENADORES TERÃO ACESSO A NOTÍCIAS DA AGÊNCIA REUTERS
Agência de Notícias faz série Perfil com novos deputados
Agência Senado disponibiliza serviço de assinatura de Boletim de Notícias
Agência Senado firma convênio com estatal chinesa de notícias