José Agripino quer investimentos do governo federal nas obras de Natal para a Copa de 2014
O senador José Agripino (DEM-RN) comemorou a indicação de Natal, capital de seu estado, como uma das doze cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil. Ele manifestou sua alegria com o fato, mas expressou, também, sua preocupação com o aporte de recursos para os investimentos em infraestrutura, necessários à concretização desses projetos. José Agripino defendeu que o governo federal dê a Natal, e às outras cidades de menor porte, o mesmo tratamento dispensado ao Rio de Janeiro quando da realização dos Jogos Panamericanos.
Agripino ressaltou que está prevista a construção de um ótimo estádio de futebol, o Estádio da Dunas, obra que demandará uma forte injeção de recursos. O senador considera importante uma participação da iniciativa privada nos empreendimentos que serão necessários para garantir o êxito do evento. Ele lembrou que as obras vão ajudar na geração de empregos e a escolha como uma das sede da Copa multiplicará a visibilidade de Natal no futuro. Isso vai ao encontro de uma vocação natural da economia do estado, que é o turismo.
- Esse é um ponto de catapultação de oportunidade de geração de empregos no meu estado. Só que, para isso acontecer, é imperioso que seja feito por Natal o mesmo que foi feito pelo Rio de Janeiro nos Jogos Panamericanos - comentou.
O senador José Agripino conclamou a classe política de seu estado a unir-se, para conseguir que governo federal direcione recursos para que Natal possa realizar as obras necessárias à construção dessas infraestruturas.
União
Em aparte, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) reforçou a necessidade de união de todas as forças do estado, com os políticos e os empresários, para reivindicar o apoio do governo federal às obras. Ele afirmou ter esperança de que a iniciativa privada também poderá concorrer com os investimentos que foram anunciados.
Já o senador Cristovam Buarque (PT-DF), também em aparte, ressaltou que Brasília está, igualmente, em festa por ter sido escolhida como uma das sedes da Copa. Ele defendeu que sejam ainda ampliados os investimentos em educação e saúde pública nessas cidades. A seu ver, é fundamental que os motoristas de táxi, os garçons, as pessoas que vão precisar receber os estrangeiros, possam ter uma base de idiomas estrangeiros para dialogar com os turistas que virão ao Brasil para os jogos. "Infraestrutura não é apenas material. Temos que imaginar que há a necessidade de uma infraestrutura intelectual, sem a qual a outra fica capenga", disse Cristovam.
01/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governo quer mobilizar cidades-sede para garantir investimentos durante Copa de 2014
Ministro do Esporte visita a cidade de Natal para discutir as obras da Copa 2014
Detentos de Natal (RN) atuam nas obras da Copa 2014
CAE pode examinar solução para obras excluídas dos investimentos da Copa de 2014
Vanessa Grazziotin quer fiscalização do governo federal sobre obras da Copa
José Agripino: governo gasta mais em passagens e diárias do que em investimentos