JOSÉ ALENCAR DIZ QUE GOVERNO NEGOCIA MAL



Para o senador José Alencar (PMDB-MG), o governo brasileiro não tem negociado com eficiência os empréstimos que obtém junto ao mercado internacional o que, segundo ele, tem causado problemas para o desenvolvimento do país. O senador participou da reunião desta terça-feira (dia 16) na Comissão de Assuntos Econômicas, destinada a ouvir a exposição do secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Marcos Caramuru de Paiva, sobre o empréstimo de U$ 505 milhões que o Brasil pretende obter junto Banco Mundial.
O senador mineiro discordou do secretário Caramuru sobre as condições do empréstimo. "Eu tenho uma empresa têxtil e os empréstimos externos que consigo têm condições muito melhores do que as deste contrato. A equipe do governo negocia muito mal, pois temos um país promissor, que tem demonstrado seu potencial e ainda estamos nesta posição de subserviência crônica quando se trata de negociações com o exterior", disse Alencar.
O senador disse ainda que vai encaminhar à CAE alguns contratos de sua empresa com o Banco Mundial em que constam juros de cerca da metade do que está sendo proposto neste empréstimo de US$ 505 milhões.
O relator da mensagem presidencial que propõe o empréstimo, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), pediu a anulação de seu voto favorável e anunciou que irá preparar um novo relatório para a próxima reunião da comissão.

16/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Alencar diz que governo foi imprevidente com crise energética

JOSÉ ALENCAR DESMENTE LÍDER DO GOVERNO SOBRE ELEIÇÕES EM BH

JOSÉ ALENCAR PEDE QUE GOVERNO TRATE EMPRESAS COM CARINHO

Pedro Simon ressalta lealdade de José Alencar a Lula e diz que ele foi fiador do governo

José Alencar e ACM também defenderam limites ao poder do governo de bloquear despesas do Orçamento

Vídeo | José Alencar é homenageado na entrega do prêmio José Ermírio de Moraes