JOSÉ BIANCO DEFENDE REDUÇÃO DE 50% EM DÍVIDA DE AGRICULTOR
O senador José Bianco (PFL-RO) pediu hoje (dia 27) a aprovação do projeto de lei de sua autoria que reduz em 50% o valor dos débitos contraídos por agricultores que receberam financiamentos de fundos constitucionais. Conforme esclareceu, à época em que foram tomados - pouco antes ou no início da implantação do Plano Real -, esses financiamentos ofereciam condições favoráveis, mas com a conseqüente acomodação dos preços da terra e do gado, os agricultores ficaram em situação extremamente difícil, não tendo como pagar as parcelas que começam a vencer.
Preocupado com os produtores rurais de Rondônia, que tomaram financiamentos do FNO por meio do Banco da Amazônia, o senador comunicou ter encaminhado, recentemente, correspondência a essa instituição financeira, apelando para que prorrogue o vencimento da próxima parcela.
- Se não for concedida a redução, milhares de agricultores, devidamente acomodados em seus lotes, irão engrossar a fila dos sem-terra, pois, inquestionavelmente, terão que entregar seus imóveis rurais ao Banco da Amazônia, transformando essa instituição na maior imobiliária do mundo, já que, somente em Rondônia, são mais de 11 mil agricultores que se encontram nessa situação - argumentou.
José Bianco lembrou que para os produtores rurais atendidos pelo Programa do Crédito Especial para Reforma Agrária (Procera) já foi concedido o mesmo rebate de 50%nas dívidas contraídas. O senador alertou ainda para a "grandiosa inadimplência" que pode ocorrer se seu projeto não for aprovado. "Isto não é bom para ninguém: o banco não recebe, o agricultor fica impedido de novos créditos, a região não progride e o país terá diminuída sua produção agropecuária", concluiu.
27/11/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
JOSÉ BIANCO DEFENDE REDUÇÃO DA DÍVIDA AGRÍCOLA COM FUNDOS CONSTITUCIONAIS
BIANCO PEDE AO MINISTÉRIO PÚBLICO PROVIDÊNCIAS PARA DÍVIDA DO BERON
Suplicy defende redução do custo da dívida dos municípios com a União
JOSÉ BIANCO CONSIDERA INÚTIL DEMISSÃO DE SERVIDORES
JOSÉ BIANCO DESTACA DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO EM RONDÔNIA
Agricultor familiar tem até sexta-feira para negociar dívida