José Graziano, candidato para a direção da FAO, pede apoio do Congresso
O candidato brasileiro à direção da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano, visitou o presidente José Sarney, nesta quarta-feira (4), para solicitar o apoio do Congresso Nacional à sua candidatura. Segundo Graziano, se for eleito, sua prioridade será o combate à fome no mundo.
- O número de famintos cresce na maior parte das regiões, exceto em países como o Brasil que tiveram programas para a erradicação da fome e, agora, um programa para a erradicação da miséria - afirmou.
Nos últimos oito anos, o Brasil disputou mais de dez postos de direção nas organizações internacionais e foi derrotado em todas as ocasiões. Graziano concorre com candidatos da Espanha, Áustria, Irã, Iraque e Indonésia. A eleição está marcada para os dias 25 de junho e 2 de julho.
- Achamos que é a vez da América Latina. Já tivemos candidatos da Europa, Estados Unidos, da Ásia e do Oriente Médio, mas nunca nenhum diretor-geral da América Latina - assinalou.
O presidente Sarney informou, após o encontro, que vai submeter ao Congresso uma moção de apoio à candidatura de Graziano.
- Nós não temos nenhum brasileiro em direção de organismo importante das Nações Unidas. A candidatura dele para a FAO é fundamental para o Brasil - assinalou.
04/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Azeredo pede que governo reveja apoio dado a candidato do Egito para Direção Geral da Unesco
Roberto Azevêdo diz que assume direção da OMC em momento crítico e pede apoio do Congresso
José Nery pede afastamento de Agaciel Maia da direção do Senado para investigações
Candidato brasileiro apresenta programa para direção-geral da FAO
Governo apresenta Graziano a embaixadores estrangeiros como candidato do País à FAO
Valadares comemora eleição de José Graziano para a FAO