José Jorge acusa ministro Luiz Marinho de ser irresponsável por dizer que caseiro "foi inventado"



O senador José Jorge (PFL-PE), líder da Minoria, acusou da tribuna, nesta terça-feira (21), o ministro Luiz Marinho, do Trabalho, de ser irresponsável por ter feito declarações à imprensa "tentando envolver parlamentares com práticas criminosas". Marinho disse que os congressistas "inventaram um caseiro" no caso Palocci e ainda o treinaram.

José Jorge ressaltou que o ministro não apresentou nenhuma prova contra algum parlamentar que tivesse "inventado e treinado" o caseiro Francenildo Santos Costa. Por conta disso, o senador informou que pretende acionar novamente a Comissão de Ética Pública do governo, para que tome providências contra Luiz Marinho.

Recentemente, lembrou o senador, Luiz Marinho foi formalmente advertido pela Comissão de Ética por desacatar o senador Jorge Bornhausen. A comissão recomendou que oministro "deve observar o autocontrole, inclusive verbal", a fim de "resguardar a urbanidade e o respeito entre os agentes públicos".

José Jorge sustentou que o episódio da quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo "revela mais uma vez o caráter autoritário do governo Lula". Por isso, para o senador, não foi à toa que a mãe do caseiro pediu ao presidente Lula, em entrevista publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, que "não faça nada" com o seufilho emande-o de volta ao Piauí.

Em aparte, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) afirmou que Francenildocorre risco de vida, pois ele agora não quer mais a segurança da Polícia Federal nem pretende mais entrar no programa de proteção à testemunha. O caseiro tomou essas atitudes depois que seu sigilo bancário foi invadido "e ele perdeu toda confiança no aparelho do Estado".

Ao final de seu discurso, José Jorge disse que foi o presidente Lula quem "comandou a operação" que resultou na concessão de liminar, pelo Supremo Tribunal Federal, impedindo o depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa.

- O presidente Lula também pode estar por trás da quebra de sigilo fiscal do Francenildo - opinou o senador.

21/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge acusa governo de "aparelhamento" da Petrobras

José Jorge acusa coordenação da campanha de Lula de praticar "terrorismo eleitoral"

José Jorge acusa Lula de ter mentido sobre obras no horário eleitoral

José Jorge diz que audiência com ministro foi frustrante

José Jorge faz balanço de gestão como ministro

Bornhausen elogia trabalho do ministro José Jorge