José Jorge contesta declarações do ministro da Justiça sobre governador de Pernambuco



O senador José Jorge (PFL-PE) contestou declarações do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que teria classificado críticas do governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcellos, ao governo Luiz Inácio Lula da Silva como sendo -provenientes da direita-. Para José Jorge, trata-se de -uma declaração grosseira e irrefletida-.

Segundo o senador, foi o contexto de crescente violência no campo que levou Jarbas Vasconcellos a se dirigir ao ministro da Justiça pedindo providências e ação da Polícia Federal, subordinada ao ministério.

- Dizer que a manifestação do governador é uma crítica da direita é uma maneira irresponsável de responder a uma crítica pertinente - enfatizou José Jorge.

O senador por Pernambuco ressaltou que Jarbas Vasconcellos é um político que sempre militou em partidos de esquerda, defendendo idéias e políticas de esquerda, desde os tempos do regime de exceção, em que era perigoso ter esse posicionamento político.

De acordo com José Jorge, o estado de Pernambuco vem sendo alvo de muitas invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que chegou até mesmo a ocupar um engenho que é propriedade dos próprios trabalhadores e está sendo administrado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag). As invasões do MST têm sido violentas e até casas de caseiro estão sendo incendiadas, relatou.

A reforma agrária precisa ser feita, afirmou o senador, mas com pleno respeito à lei e à Constituição, sem manobras para retardar as decisões da Justiça sobre reintegração de posse de fazendas e propriedades invadidas pelo MST e outros movimentos que vêm sendo criados no campo.



12/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge contesta declaração de Lula sobre endividamento de Pernambuco

Ideli contesta declarações de Jorge Bornhausen sobre governo Lula

HARTUNG CONTESTA DECLARAÇÕES DO MINISTRO DA DEFESA

José Jorge desmente declarações de Lula sobre "apagão" de 2001 e alerta para novo risco de falta de energia

Serys contesta declarações do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi

PERNAMBUCO É A PRIORIDADE DE JOSÉ JORGE