Ideli contesta declarações de Jorge Bornhausen sobre governo Lula



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) contestou declarações do presidente do PFL, Jorge Bornhausen (SC), dadas ao jornal Diário Catarinense, em que ele atribui nota zero ao governo Luiz Inácio Lula da Silva.

- Fiquei curiosa em saber que nota ele daria ao seu próprio segmento político, pelos anos, décadas e até séculos em que esteve governando o Brasil - disse.

Para a senadora, esse é um exemplo das críticas exacerbadas e injustas que muitos setores vêm fazendo ao governo. Ela referiu-se particularmente às críticas por Lula ter usado o boné do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e por declarações do presidente sobre sua disposição inarredável de fazer as reformas, que foram interpretadas como ingerência na independência entre os três poderes da República.

Segundo Ideli, é interessante observar que, quando o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Maurício Corrêa, apresentou uma proposta alternativa de reforma previdenciária, que estava e está sob comando do Congresso, ninguém considerou a iniciativa uma ingerência indevida nas prerrogativas do Legislativo.

A senadora por Santa Catarina disse que a proposta do STF atende aos interesses dos magistrados do Judiciário, mas não pode ser considerada como a melhor para a totalidade dos servidores públicos. Ela observou que, para professores e outros funcionários com baixos salários, não interessa trabalhar mais para obter aposentadoria integral, é preferível se aposentar logo e abraçar nova atividade profissional.

Para Ideli, a proposta mais justa para todos os servidores públicos parece ser a de assegurar o pagamento de aposentadoria proporcional aos vários estágios da carreira profissional de cada um.



15/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli contesta críticas de Bornhausen e Arthur Virgílio ao governo

José Jorge contesta declarações do ministro da Justiça sobre governador de Pernambuco

Hélio Costa contesta declarações de FHC com dados de sucesso do governo Lula

José Jorge contesta declaração de Lula sobre endividamento de Pernambuco

José Jorge desmente declarações de Lula sobre "apagão" de 2001 e alerta para novo risco de falta de energia

José Jorge protesta contra declarações de Mercadante e de Ideli