José Jorge defende recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste
O senador José Jorge (PFL-PE) conclamou o Senado a assumir a bandeira da recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) por entender que se trata de instrumento indispensável para o cumprimento do princípio constitucional de redução das desigualdades sociais e regionais do país.
- Lamento a atitude claudicante do presidente Lula que, depois das imagens do então candidato, desfeito em lágrimas, abraçando com seus militantes o prédio da sede da Sudene, em Recife, prometendo resgatar a instituição e sua vocação história de indutora do nosso desenvolvimento, esqueceu mais essa promessa de recriar o órgão diretamente vinculado ao seu gabinete - destacou.
José Jorge lembrou que, em fevereiro de 2003, o presidente criou o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para elaborar o documento básico sobre políticas de desenvolvimento sustentável para o Nordeste, para servir de base ao projeto de lei complementar de recriação da Sudene.
O senador disse que "a empolgação acabou por aí", acrescentando que logo o projeto sinalizava que a Sudene não ficaria vinculada ao gabinete presidencial, "mas inserida no emaranhado de órgãos do Ministério da Integração Nacional".
- Essa foi uma primeira reversão nas promessas do presidente Lula - disse.
O senador por Pernambuco afirmou que o Nordeste, no entanto, não ficou de braços cruzados. A bancada nordestina na Câmara conseguiu reunir 302 assinaturas para estabelecer regime de urgência para o projeto de lei que recria a Sudene.
José Jorge afirmou que, desde já, gostaria de apresentar sua visão das prioridades que a Sudene deve seguir, tais como promover isenção fiscal maior para empresas que decidam se instalar no semi-árido, a área nordestina mais pobre, bem como criação de projetos especiais de atividades produtivas familiares nas regiões onde se está detectando retorno migratório de populações expulsas dos grandes centros.
06/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maguito reivindica recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste
Fátima Cleide defende a recriação da superintendência do Banco do Brasil em Rondônia
Mozarildo elogia recriação da Superintendência da Amazônia
TEBET APÓIA RECRIAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DO CENTRO-OESTE
José Jorge defende saída de José Dirceu
JOSÉ JORGE ELOGIA DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA