Fátima Cleide defende a recriação da superintendência do Banco do Brasil em Rondônia



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) defendeu a recriação da superintendência do Banco do Brasil em Rondônia. Em pronunciamento nesta quinta-feira (2), ela disse que a medida é justificada pelo potencial econômico do estado, cujo Produto Interno Bruto (PIB) cresceu, entre 2002 e 2005, à taxa média anual de 18,5%, frente a 13,3% e 15,4% do país e da Região Norte, respectivamente. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fátima Cleide disse ainda que recriação da superintendência do Banco do Brasil também se justifica pelos investimentos previstos para o estado na proposta orçamentária da União deste ano, entre eles a construção da BR-364 e da ponte sobre o Rio Madeira, além da recuperação da BR-425, da BR-423 e de investimentos em saúde, educação superior e saneamento básico. A senadora salientou ainda as obras locais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre elas as hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau, que poderão superar R$ 28 bilhões em investimentos.

A senadora por Rondônia explicou que entre os anos de 1996 e 1997 foram extintas as superintendências do Banco do Brasil em Roraima, Acre e Amapá, sendo que as duas primeiras ficaram vinculadas à superintendência do Amazonas e a terceira, à superintendência do Pará. A superintendência de Rondônia, por sua vez, foi reduzida ao status de Gerência Regional de Varejo, ficando vinculada à superintendência do Banco do Brasil em Mato Grosso.

- Não é difícil imaginar os transtornos administrativos, logísticos e operacionais de lidar com uma superintendência radicada em um estado distinto, pertencente a outra região, com historia e vocação econômica próprias, além de uma dimensão territorial que diminui as potencialidades de seu vizinho. Afora isso, há os efeitos negativos da distância quanto ao processo decisório - disse Fátima Cleide.

Em aparte, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) também destacou o desenvolvimento ocorrido nos últimos tempos em Rondônia e disse que o PIB local equivale aos dos estados do Acre, Roraima e Amapá. Raupp disse ainda que o banco apresenta alta capilaridade em Rondônia e que a instituição irá se fortalecer com a aquisição futura de novas instituições financeiras.



02/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide defende adesão de Rondônia a Sistema Unificado de Segurança Pública

José Jorge defende recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste

Fátima Cleide comemora resultados do PT em Rondônia

Fátima Cleide diz que não atacou governo de Rondônia

Fátima Cleide lê documento de bispos de Rondônia

Fátima Cleide diz que Rondônia está em alerta