Maguito reivindica recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste
Ao elogiar a decisão do governo Luiz Inácio Lula da Silva de recriar a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o senador Maguito Vilela anunciou nesta terça-feira (26) que lutará pela recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O órgão, conforme disse, deverá levar adiante projetos fundamentais para a região e para o Brasil como um todo, como é o caso da Ferrovia Leste-Oeste.
Maguito salientou que o crescimento do Centro-Oeste não será positivo apenas para a região, mas também para o Brasil, uma vez que os setores da agricultura e do agronegócio têm sido um dos sustentáculos do crescimento da economia e das exportações nos últimos anos.
O senador registrou que neste ano, pela primeira vez na história, o Brasil exportará mais soja do que os Estados Unidos, frisando que esse resultado é em grande parte devido ao desempenho da agricultura do Centro-Oeste. O agronegócio é, hoje, responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e o superávit de exportações do setor será superior a US$ 20 bilhões neste ano, argumentou.
Reforma tributária
Maguito também referiu-se à reforma tributária, para afirmar a necessidade de a política de incentivos fiscais ser mantida por pelo menos mais 15 anos. Ele explicou que as Regiões Norte e Nordeste, que contam com incentivos federais, manterão certo poder de fogo mesmo sem poderem conceder incentivos fiscais, mas estados do Centro-Oeste perderão sua principal alavanca de desenvolvimento.
Em relação a Goiás, ele lembrou que o programa Fomentar ajudou a atrair, durante os quatro anos em que governou o estado, nada menos do que 1.500 novos empreendimentos industriais, alguns de grande porte e alcance social como a Perdigão, a Parmalat, a Nestlé e a Mitsubishi, que fabrica veículos automotores no estado.
Para Maguito, a reforma tributária precisa ser mais debatida, especialmente sob a ótica dos estados emergentes e do setor produtivo. Ele defendeu ainda a simplificação de impostos, a redução da carga tributária, uma das maiores do mundo, fator que, segundo disse, -está atravancando o progresso e gerando desemprego no país-.
26/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
TEBET APÓIA RECRIAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DO CENTRO-OESTE
Instalada a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco)
Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste será instalada na 5a em Brasilia
José Jorge defende recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste
Governadores e parlamentares do Centro-Oeste querem aprovar logo a recriação da Sudeco
Heloísa reivindica benefícios para produtores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste