José Jorge diz que eleição de 2004 é a primeira do "PT rico"



O senador José Jorge (PFL-PE) afirmou que o pleito de 2004 foi marcado como "a primeira eleição sob a égide do PT rico, milionário", chamando a atenção para "a grande desigualdade de recursos e de estrutura" entre o Partido dos Trabalhadores e os demais partidos. De acordo com o senador, a diferença de condição foi muito grande mesmo quando havia outro candidato na disputa também integrante da base do governo. Ele citou o exemplo de Recife, onde o candidato Joaquim Francisco, também da base governista, "não tinha nada".

Segundo o senador, a campanha do PT no Recife foi montada pelo publicitário Duda Mendonça, que levou de São Paulo todos os "marketeiros" utilizados na campanha. Comitês de candidatos a vereador pareciam comitês de candidatos a deputado federal, senador ou governador, tamanha a exuberância de recursos, afirmou.

José Jorge defendeu mudanças na legislação eleitoral para que todos os partidos possam ter igual disponibilidade de recursos. Ele criticou a cobrança, pelo PT, de um percentual dos salários de seus filiados que ocupam cargos públicos, e citou entrevista do tesoureiro do partido, Delúbio Soares, na qual este afirma que há mais de 2 mil pessoas contribuindo. Alguns ocupantes de cargos do primeiro escalão do governo federal não afiliados ao PT, disse o senador, estão sendo pressionados a se filiarem para também contribuírem com o "dízimo partidário".

O senador elogiou ainda a Justiça Eleitoral "pela forma competente e tranqüila com que conduziu o pleito", repetindo anos anteriores. Destacou ainda a grande evolução da Justiça Eleitoral, que permitiu o conhecimento do resultado das eleições pela Internet no dia em que foram realizadas. Mas lamentou que a reforma política esteja hoje engavetada na Câmara dos Deputados, já que o governo não dá prioridade à sua votação "por não interessar ao PT poderoso e rico as reformas políticas democráticas".

O senador pelo PFL destacou a atuação de seu partido em Pernambuco, onde elegeu 42 prefeitos, um a menos que o PMDB, o mais contemplado.

- O PT, mesmo com toda a estrutura, elegeu apenas oito prefeitos - afirmou.

O parlamentar parabenizou o PFL na pessoa do prefeito de Caruaru, Toni Gel, reeleito em pleito muito disputado, e também o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, eleito pelo PFL em primeiro turno para um terceiro mandato.

José Jorge criticou ainda os erros das pesquisas de opinião, notadamente em São Paulo, onde o candidato do PSDB, situado sempre atrás da candidata à reeleição, ficou 8% à frente. Em apartes, os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Heráclito Fortes (PFL-PI) criticaram também os erros das pesquisas de opinião.



04/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge anuncia eleição de Marco Maciel para a Academia Brasileira de Letras

Orçamento de 2004 deverá promover redução das desigualdades regionais, diz Jorge Bittar

José Jorge: José Dirceu venceu Troféu Berzoini de Crueldade

Pela segunda vez, Troféu Berzoini de Crueldade vai para José Dirceu, anuncia José Jorge

José Jorge denuncia tentativa de José Dirceu de nomear indicados para cargos técnicos da ANP

José Jorge comenta apoio de Collor a Lula e diz que José Dirceu pode voltar ao governo