JOSÉ JORGE DIZ QUE PERFURAÇÃO DE POÇOS PODE RESOLVER FALTA DE ÁGUA EM PERNAMBUCO
Segundo o senador, pesquisa da Superintendência Regional da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) revela que o subsolo de Pernambuco guarda somente na Zona do Sertão 22 bilhões de metros cúbicos de água, acumulados no subsolo de sete bacias sedimentares, dos quais podem ser retirados 75,5 milhões de metros cúbicos por ano.
José Jorge ressalta que esta quantidade de água, com a instalação de 611 poços tubulares profundos, é suficiente para abastecer 45,1% da população total dos sertões pernambucanos com metade dos recursos utilizados nas ações de emergência do estado, ou seja, R$ 91,6 milhões. Ele esclareceu que no período de junho de 98 a maior de 99 foram gastos R$ 183,1 milhões somente em ações de emergência.
O senador sugeriu uma série de providências a serem tomadas pelo setor público, no sentido de racionalizar o uso dos mananciais existentes, tais como completar os estudos sobre o potencial e as alternativas de aproveitamento dos recursos hídricos; elaborar um zoneamento do estado indicando as áreas a serem abastecidas com água subterrânea e com água de superfície; e incluir uma linha prioritária de financiamento no Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) para exploração e comercialização de água por empresa privada, entre outras.
Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que o governo trata essa matéria com descaso político e falta de seriedade e exemplificou com o caso da Califórnia, que era um deserto e foi recuperado, tornando-se uma das regiões mais ricas dos Estados Unidos.
04/10/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Jorge faz apelo ao governo para melhorar oferta de água em Pernambuco
Severo solicita perfuração de poços para municípios do Vale do Rio Pardo
José Jorge diz que medidas tomadas pelo governo não vão resolver a crise política
PERNAMBUCO É A PRIORIDADE DE JOSÉ JORGE
José Jorge condena ação do MST em Pernambuco
José Jorge pede providências de socorro a Pernambuco