José Jorge pede providências de socorro a Pernambuco



Ao elogiar a atuação do governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), por socorrer com presteza os flagelados das enchentes, o senador José Jorge (PFL-PE) criticou a inércia do governo federal em prestar socorro ao estado, segundo ele o mais duramente atingido pelas chuvas. O estado precisa de mais do que as meras ações assistencialistas emergenciais prometidas pelo governo, disse.

José Jorge anunciou que vai enviar requerimento ao Executivo pedindo uma série de medidas, entre as quais citou a liberação de recursos para a reconstrução das estradas federais e a criação de uma linha de apoio para estados e municípios recuperarem estradas destruídas pelas chuvas. O senador quer também que o governo crie um programa emergencial para a recuperação ou construção de novas habitações para os desabrigados.

A construção de barragens sucessivas nos rios Ipojuca, Ipanema, Una e Capibaribe, com base em estudos já existentes, para aumentar a disponibilidade hídrica de Pernambuco, é outra providência requerida pelo senador.

José Jorge acrescentou ainda que o governo deve liberar recursos para os municípios recuperarem os barreiros e os pequenos açudes, prestar apoio financeiro para a recuperação de escolas e hospitais e determinar o pagamento aos municípios e aos estados nordestinos das verbas orçamentárias contingenciadas em 2002, 2003 e no atual orçamento. Em aparte, o senador Marco Maciel (PFL-PE) se associou às reivindicações de José Jorge.



09/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge pede a Lula melhor tratamento para Pernambuco

JOSÉ JORGE PEDE MAIS ATENÇÃO PARA PROBLEMAS DE PERNAMBUCO

PERNAMBUCO É A PRIORIDADE DE JOSÉ JORGE

José Jorge condena ação do MST em Pernambuco

JOSÉ JORGE ALERTA PARA O PROBLEMA DA SECA E COBRA PROVIDÊNCIAS

José Jorge denuncia paralisação de obras em Pernambuco