José Jorge pede que senadores aprovem convocação de autoridades



O senador José Jorge (PFL-PE) pediu nesta quinta-feira (25) que "todos os senadores que tenham responsabilidade" compareçam nesta sexta-feira (26) à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e aprovem o requerimento de convocação do presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Eduardo Levi Mattoso, o vice-presidente de Controladoria João Aldemir Dornelles, o vice-presidente de Logística Paulo Bretãs e o ex-vice-presidente de Logística Mário Haag, para prestarem esclarecimentos sobre o contrato firmado com a empresa GTech.

José Jorge lembrou que no mesmo dia em que apresentou seu requerimento na CAE, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) apresentou um requerimento exatamente igual na Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), da qual também é presidente, tendo sido aprovada naquela comissão a convocação apenas do presidente da CEF.

- Não compareci à audiência pública porque acredito que não foi a forma correta. O presidente da CEF fez uma palestra sobre o caso e, mesmo sozinho, caiu numa série de contradições e não esclareceu nada - afirmou.

José Jorge argumentou que durante a semana surgiu uma série de fatos novos e que, por isso, insistia na convocação dos vice-presidentes, mesmo que o presidente da CEF não compareça, porque já esteve no Senado para tratar do mesmo assunto.

O senador assinalou que, de acordo com as conclusões da sindicância interna, é o Palácio do Planalto quem acusa Waldomiro Diniz de ter utilizado as prerrogativas do cargo que ocupava para obter vantagem pessoal, ao negociar com executivos da GTech. José Jorge também cobrou do senador Heráclito Fortes (PFL-PI) promessa de que assinaria o requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos se ficasse provado que Waldomiro fez algo errado enquanto estava no Palácio do Planalto.

- A sindicância também acusa Waldomiro de roubar livros do programa Biblioteca-Escola. Estamos proibidos de investigar através da CPI e de convocar autoridades porque a maioria da base governista não deixa - frisou.



25/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge pede convocação de assessores de Thomaz Bastos

Maguito pede que senadores aprovem a nova Sudeco

José Jorge pede que senadores votem contra a reforma da Previdência

Tebet pede a deputados e senadores que aprovem o Orçamento de 2002

José Jorge pede a senadores que modifiquem MP e aumentem o valor do salário mínimo

SENADORES APÓIAM JOSÉ JORGE