José Jorge pede que TCU investigue programa do "ônibus de inclusão digital"



Tendo por base indícios de irregularidades levantados por integrantes da CPI dos Sanguessugas, o senador José Jorge (PFL-PE) apresentou requerimento à Mesa do Senado em que solicita ao Tribunal de Contas da União uma investigação especial sobre a compra de ônibus do programa de inclusão digital, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O parlamentar ponderou que técnicos da Corregedoria Geral da União constataram a existência de ônibus comprados por R$ 348 mil, preço a seu ver extremamente elevado. Mais: os ônibus foram vendidos pela Planam, empresa acusada de participar do processo de corrupção de venda de ambulâncias, desbaratado pela Polícia Federal, com o envolvimento de parlamentares.

Independente de possíveis irregularidades na compra dos ônibus, José Jorge criticou o programa de inclusão digital móvel, por entender que ele tem pouca chance de realmente ensinar crianças a trabalhar com computadores. Opinou que um ônibus deste exige uma equipe completa de técnicos, além do motorista, os quais raramente poderiam ficar parados em um local o tempo suficiente para que as crianças aprendessem a usar os computadores.

Para o senador, melhor seria comprar os computadores, colocá-los em uma sala próxima das escolas ou favelas, e ficar ali até que as crianças da redondeza tivessem aprendido.

- Depois, aluga-se uma Kombi e transfere-se os computadores para outro lugar, para ensinar novas turmas. Isso sairia muito mais barato, seria eficiente e dispensaria ônibus caríssimos - disse José Jorge, que foi secretário de Educação de Pernambuco por duas vezes.

No mesmo pronunciamento, José Jorge pediu a inserção em ata do Senado de voto de pesar pela morte do maestro pernambucano Moacir Santos, de 80 anos, ocorrida no domingo, em Los Angeles (EUA). Disse que, vivendo nos Estados Unidos desde 1967, Moacir Santos teve maior reconhecimento internacional do que no Brasil.



10/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Programa de Inclusão Digital

Piraí (RJ) comemora 10 anos de programa de inclusão digital

Entidades que atuarão em programa de inclusão digital são selecionadas

Programa Escola da Família promove Inclusão Digital

Ana Amélia pede 'inclusão digital já'

Arthur Virgílio pede que Procuradoria investigue gestão da Fundação José Sarney