José Jorge quer atualização das diretrizes do setor educacional



O senador José Jorge (PFL-PE) disse que o governo Lula da Silva precisa apresentar uma nova versão do Plano Nacional de Educação para atualizar as diretrizes do setor no país. A construção de uma rede própria de escolas de ensino médio e o aumento da dotação anual por aluno do ensino fundamental foram algumas de suas sugestões.

Segundo José Jorge, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) se mostrou exemplar para formar melhor os professores e aumentar o número de alunos matriculados de 81% das crianças, em anos passados, para 96,4% nos dias de hoje.

- A qualidade de ensino não acompanhou esse números, passando a evasão escolar de 48% dos alunos para 41% - disse.

José Jorge citou pesquisas segundo as quais a 1ª série é o grande gargalo do ensino fundamental, porque muitos alunos não conseguem êxito na alfabetização, passam de série, mas acabam desistindo da escola.

- Faz-se necessário um programa especial de treinamento dos professores e acompanhamento dos alunos, nessa 1ª série - ressaltou.

O senador por Pernambuco propôs ainda que o cadastro de 5 milhões de famílias do Programa Bolsa-Escola federal seja ampliado para ser utilizado no Programa Fome Zero. Segundo ele, a dotação de R$ 15 por criança (com teto de R$ 45 por família) é nitidamente insuficiente para acabar com a fome, mas o cadastro já deu provas de ser confiável.

José Jorge também considera indispensável a construção de uma rede escolar específica para alunos do ensino médio, o que evitaria as aulas ministradas exclusivamente à noite, como é feito hoje, uma necessidade que advém da utilização das instalações físicas das escolas de ensino fundamental. Segundo ele, esse fator foi identificado, em pesquisas qualitativas, como um das principais causas da evasão escolar.



17/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge critica política educacional do governo Lula

José Jorge comemora dez anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação

José Jorge diz que indefinição no setor elétrico paralisa investimentos

JOSÉ JORGE DEFENDE RENOVAÇÃO DO ACORDO NO SETOR AUTOMOTIVO

José Jorge: indefinições do governo prejudicam investimentos no setor elétrico

José Jorge garante que investimentos no setor elétrico são prioridade de governo