José Nery: Brasil teve voz pela primeira vez na poesia universal com Mello Mourão



O senador José Nery (PSOL-PA) prestou homenagem em Plenário, nesta quarta-feira (16), à memória do escritor e poeta cearense Gerardo de Mello Mourão. No período da sessão destinado a reverenciar o intelectual, José Nery citou o professor Robert Graves, da Universidade de Oxford, para quem, pela obra de Gerardo de Mello Mourão, o Brasil e o continente americano alcançaram, pela primeira vez, "a voz da grande poesia de grande poética universal."

José Nery destacou o fato de Gerardo Mello Mourão ter sido escolhido como o Poeta do Século 20, pela Guida Órfica, uma secular irmandade internacional de poetas. Ele ressaltou ainda a indicação do poeta ao Prêmio Nobel de Literatura, em 1979, feita pela Universidade do Estado de Nova York, nos Estados Unidos.

- Escritor singular e poeta ontológico, que juntava em seus escritos a filosofia, história e sociologia, e para quem os prêmios são coisa pouco importante, posto que para ele o verdadeiro poeta tem que buscar as raízes da poesia, e elas estão no pai Homero - disse.

O senador paraense lembrou também a importante contribuição para a formação cultural dele próprio dada por um membro da família Mourão, o padre Vicente Torres Mourão, de Crateús (CE), que o apresentou a obra de Gerardo de Mello Mourão e o iniciou na vida política.



16/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


ABDIAS NASCIMENTO EXALTA POESIA DE GERARDO MELLO MOURÃO

José Nery lembra que Círio de Nazaré teve origem na fé de um caboclo pobre

José Nery é eleito presidente da Frente Parlamentar Mista pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil

Senado homenageará Gerardo Mello Mourão e Rádio Bandeirantes

Lançado na Biblioteca do Senado o livro 'A Saga de Gerardo: Um Mello Mourão'

Renan destaca artigo de Gerardo Mello Mourão sobre Paes de Andrade